InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Scoppio
Sargento
Sargento


Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

MensagemAssunto: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Sab Jul 04, 2009 11:22 pm

Seguinte galera, sei que a MAIORIA aqui não é escritor, adora jogos e que provavelmente como em todo fórum de MAKER deve ta tudo na faixa dos 16~25 anos de idade, e mesmo que tenha criança, irei tratar todo mundo como adulto, e o que tiver que ser falado SERÁ falado.

Então vamos aos pontos em questão.

-ROTEIRO-
- Iniciando o roteiro -
Um roteiro é uma história que PODE ou NÃO ter personagens, tem um assunto, um começo, um meio e um fim OBRIGATÓRIAMENTE, mesmo que o fim fique em aberto, deixe uma dúvida, tem que ser um fim.
Eu gosto de separar as histórias em dois tipos diferentes, as "americanas" e as "européias", e a distinção é simples. As histórias americanas tem introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho, enquanto que as histórias européias tem apenas introdução, desenvolvimento e desfecho (quem não acredita, assista "Eurochannel" por 1 semana).

O roteiro geralmente obedece uma sequência lógica ANTES MESMO de entrar na história em si, ele deve conter uma descrição SIMPLES e OBJETIVA das personagens para que outras pessoas possam ter uma idéia de quem são elas e do papel que elas irão desenvolver na história. Algumas notas e observações sobre o cenário podem ser colocados nesse início do roteiro também, um pequeno resumo da introdução sobre o CENÁRIO e os acontecimentos é bem vinda, e SÓ ENTÃO você poderá começar a fazer o ROTEIRO em sí.

- Roteiro per se -

Aqui uma das partes mais importantes do roteiro, o desenvolvimento dele. Como dito antes, o roteiro é uma história com começo, meio e fim, e se você não essas 3 coisas então você NÃO TEM UM ROTEIRO.
O roteiro DEVE ser o mais claro possivel, mostrando os eventos, falas, acontecimentos, conversas, cenários, efeitos, etc...
O roteiro de um filme ou peça de teatro por exemplo é montado da seguinte maneira para cada CENA:

LOCAL: Clube noturno - Horário: próximo da meia-noite
Ambiente: Local vazio, poucas pessoas, apenas um bartender está atendendo
Situação: Balangaz está bêbado e quer ir para casa, porém está sem dinheiro para o taxi.
Desenvolvimento: Balangaz olha seu relógio e vê que horas são, após alguns segundos tentando decifrar os ponteiros ele se lembra que seu relógio é digital e então percebe que ja são 11:47, está bebadásso e sua mulher provavelmente está esperando-o com um rifle em casa, ele pondera se é melhor ele fugir para o méxico ou ir para casa e tentar a sorte. O bartender oferece chamar um taxi para que ele vá pra casa pois não permitiria que o mesmo fosse dirigindo para casa, mas Balangaz nega a oferta pois ja gastou tudo que tinha em Ypióca [...]

Uma CENA é uma ação que poderá ou não se desenvolver em algo mais complexo, ou seja, um acontecimento que pode ou não ligar com mais coisas na história, pode tanto ser um fato isolado (histórinhas do esquilo Scratch no Era do Gelo 1) quanto podem ser fatos que alterem o rumo da história em algum ponto (a girafa, zebra, hipopótamo e o leão sendo capturados pela polícia no metro de NY). Mas não pense que só isso é uma cena, TUDO é uma CENA, uma cena será sempre precedida por outra, e sempre LEVARÁ a outra a menos que seja a cena final!

- Roteiro em JOGOS eletrônicos-

Um jogo é talvez o ambiente mais interessante para se desenvolver um roteiro por um único fato que faz ele diferente de uma peça de teatro ou cinema, o jogo é INTERATIVO, a personagem poderá escolher fazer algo ou não, ela poderá resolver um mesmo problema de formas diferentes, poderá vencer batalhas sem usar armas ou usando um golpe fatal especial, tudo isso está dentro do que se entende por interatividade, que nada mais é do que ter a possibilidade de agir sobre o cenário livremente e ser capaz de levar ou não a cena ao desfecho.

Os jogos, devido à sua grande interatividade, tem os roteiros montados de formas diferentes. Onde você não tem algo linear pois a personagem poderá sempre (quase sempre) voltar a locais anteriores, encontrar passagens secretas ao retornar a um cenário DEPOIS que ele ja "completou" tudo nesse cenário, etc... Então o que muda nesses roteiros é que eles não irão seguir tão presos à história central...

O roteiro é então, para jogos, dividido por cenários e eventos, além de ter várias explicações de o que ocorre nesses cenários (Se a história for retomar o cenário mais para frente, apenas faça observações na primeira vez que o cenário aparece, dizendo que ele é retomado no evento X, Y e Z).

Um exemplo irá faze-los entender melhor:

- CENA 3
- Local: Centro de São José dos Campos, Mercadão municipal
- evento/situação: Personagem Scoppio precisa comprar linguiça calabresa e cerveja para um churrasco com a galera, e não pode esquecer de comprar batatas e cenouras pois ele e sua namorada são vegetarianos, ele deve comprar tudo em menos de 15 minutos pois se não ele perderá o ônibus para casa e irá arruinar o churrasco!
- Cenário: há 3 bancas vendendo linguiça calabresa, porém uma delas é uma velha surda e que irá demorar séculos para atender. Existe uma passagem secreta que leva ao local YYZ (cena 17), e há também uma briga na pastelaria, onde ele poderá furtar a carteira do rapaz que está apanhando e isso dará a ele o dinheiro que falta para comprar as cervejas, os caras brigando estarão apenas nessa cena.
[...]

Ok, pegou a idéia? ÓTIMO, pois isso irá te ajudar a construir seu jogo futuramente.

Lembre-se que o demorado de um jogo é a edição de imagens, sons, cenários, vídeos, animações. Pois fazer eventos, scripts, monstros e itens é FACIL E RÁPIDO! Nunca comece a fazer um jogo se você não tiver as história PRONTA pois senão poderá chegar naqueles momentos em que você simplesmente perde o tesão pelo que está fazendo e para o jogo, ou então acabam as idéias e você não sabe mais o que fazer e acaba deixando de lado.

E reitero que quando você for fazer um jogo JA TENHA A HISTÓRIA PRONTA, pois como ja MUITO vi em fóruns como RMB, o pessoal monta uma introdução que parece interessante mas não tem história nenhuma pois quer deixar para "faze-la quando começar o jogo"... É como falar que quer construir uma casa amarela com portas de vidro rolantes e quando te perguntam de quantos andares ou como serão os quartos, qual o tamanho da cozinha, você simplesmente responde - A não sei, deixei para pensar nisso quando estiver subindo as paredes da casa... Isso não existe! Tudo bem, tem nego que pega e faz o jogo do zero e vai ali na fúria até terminar sem abrir uma folha de papel para escrever o que vai acontecer, mas isso é RARO e não é todo mundo que consegue terminar um jogo assim, e mais raro os jogos que são terminados assim que são BONS, a maioria é apenas lixo ou passa tempo, jogos de 30 minutos.

- Roteiro para POSTAGEM -

Essa parte está em negrito pois é importante que TODO leiam.
Um roteiro para postar aqui na HS não precisa, e nem deve, conter tanta informação, simplesmente porque não há necessidade para postar tantos detalhes, nós queremos arrumar a história do seu jogo, e não o cenário ou quantidade de passagens secretas no mesmo lugar!

O ideal para postar aqui é um roteiro do tipo HISTÓRIA, porém resumido, com narração, falando sobre os lugares, etc, uma história mesmo, como se não fosse um jogo.

Vou "topicar" para vocês entenderem melhor:

ROTEIRO para postagem:

- Introdução sobre as personagens, bem resumido e simples mostrando o papél delas.

- Observações e introdução ao cenário, eu quero saber ONDE É que vai acontecer a história e se existe magia, se é alta técnologia, se mega corporações dominam o mundo ou se ele é dominado por um cara do mal, SÓ ISSO!!! TEM QUE SER PEQUENO! (pode ser legal escrever muito, mas é legal isso para VOCÊ, na hora de VOCÊ desenvolver o jogo, aqui é para avalias a idéia e ajudar você a DESENVOLVER seu jogo, não iremos faze-lo para você, mas se você quiser postar inteiro, BELEZA).

- história, inicie falando do começo, de verdade! Faça uma história, quem é a personagem, como começa, como é a situação! Depois desenvolva, fale do problema que surge, o que irá acontecer, porque ele vai correr atrás do problema, porque ELE que vai resolver! Fale quais os perigos que aparecerão, como ele deve resolver, o que acontecerá se algo não der certo, mostre as dificuldades, fale das viagens, de encontros com outras personagens, o que tem a história de outras personagens a ver com a principal? Então continue falando como que ele consegui chegar no fim, qual o desafio final, houve alguma reviravolta? revelação?

A história pode ser "contada", simplesmente você chega e fala que o cara vai para tal lugar, que ele encontra uma pessoa, que ela tem a ver tal coisa com ele pois ela é prima do tio que tava catando a babá do rapaz... coisa assim...


Ja entendeu a situação?
Ok, agora vamos ao...

O QUE NÃO É UM ROTEIRO?!

Os exemplos serão diretos:

ex.1 -
O rapaz ele era filho de um samurai, que é morto pelo homem mau, então ele irá vingar seu pai e depois ele descobre que ele é o escolhido e salva o mundo do homem mau.

Irei explicar o que tem de errado aqui. Primeiro é o rapaz que é filho do samurai, guerreiro, rei, fazendeiro, e esse é morto pelo homem mau... não tem explicação nenhuma aqui, não tem cenário, não tem apresentação das personagens, só existe uma situação, muito pobre, e nada mais. Depois segue para "ele irá vingar seu pai e descobre que é o escolhido", primeiro ele foi vingar o pai porque? ele por acaso é "o vingador" ou aquele moleque la do filme "Cidade de Deus" que entra no bando do Mané Galinha só para mata-lo pois ele matou o pai que era segurança de banco num assalto? A... ta de sacaganem né? E ainda tem aquela do "ele é o escolhido"... escolhido NO QUE? NO BIG BROTHER BRASIL? ELE FOI ESCOLHIDO NO ÍDOLOS?! a véio... me dá um tempo!

ex.2 -
No mundo de Frontera of Mana as coisas estão indo de mau a pior, a mana está acabando e o Jonh Mackinfufurs é o único que sabe disso e ele irá partir para a aventura!

Isso DE LONGE é uma idéia para dar uma introdução no que pode talvez se tornar uma história que poderá então virar um roteiro... mas não tenho nem o que falar, NÃO é um roteiro.

ex.3 -
Takeru Kavasawa era um garoto de 19 anos, estudava na cidade de Nagoya estudando, é sábado de manhã, os raios de sol batem em seu rosto, isso significa que ja passam das 7 da manhã, ele se sente incomodado com isso mas reluta em acordar[...]

FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUCK!!!!! Quem é o insano que me vai fazer isso? E não basta isso, o louco resolveu escrever SETECENTAS MIL LINHAS de desenvolvimento inutil! Se eu quisesse ler algo assim eu leria O SENHOR DOS ANÉIS pois pelo menos eu sei que é decente a história.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Book Brat
Aspirante
Aspirante
avatar

Touro Ocupação : Eventer e Mapper

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Dom Jul 05, 2009 12:36 am

Aushausuaushu
Muito bem-feito o tópico, Scoppio. O pior é que tem gente que inverte as coisas: posta uma mega história mas no papel/word só tem 2 linhas. O jogo acaba saindo muito ruim e quem baixa cheio de música de linkin park, dando um tamanho danado e no fim é só RTP, acaba ficando pu** com a pessoa que fez o jogo, acaba indo xingar o cara no tópico, o cara, certamente um iniciante, fica ofendido, o membro é banido e o novato continua fazendo jogos ruins e reduzindo em massa a população de membros no fórum.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://blogs.rpgmakerbrasil.com/bookstore/
Matt RvdR
Capitão
Capitão
avatar

Escorpião

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Dom Jul 05, 2009 12:52 am

Não faço roteiros pros meus projetos, começo todos eles sem saber que fim terão. o/

Enfim, é um ótimo "tutorial" para quem já passou pela situação de ter algo mal elaborado e que acabou desistindo por se perder em meio a suas próprias informações. Tambem gostei do estilo de diálogo que você fez constantemente com o leitor, pois isso faz com que o interesse pelo texto continue até o fim de suas explicações.

Recomento a todos que leiam.

Obrigado pela atenção,

até mais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Scoppio
Sargento
Sargento


Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Dom Jul 05, 2009 1:53 am

Tento ao máximo me expressar como numa conversa amigável ;)

(quanto mais amigável, mais palavrão eu coloco)
Voltar ao Topo Ir em baixo
balangaz
Sargento
Sargento
avatar


MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Dom Jul 05, 2009 6:56 am

Citação :
LOCAL: Clube noturno - Horário: próximo da meia-noite
Ambiente: Local vazio, poucas pessoas, apenas um bartender está atendendo
Situação: Balangaz está bêbado e quer ir para casa, porém está sem dinheiro para o taxi.
Desenvolvimento: Balangaz olha seu relógio e vê que horas são, após alguns segundos tentando decifrar os ponteiros ele se lembra que seu relógio é digital e então percebe que ja são 11:47, está bebadásso e sua mulher provavelmente está esperando-o com um rifle em casa, ele pondera se é melhor ele fugir para o méxico ou ir para casa e tentar a sorte. O bartender oferece chamar um taxi para que ele vá pra casa pois não permitiria que o mesmo fosse dirigindo para casa, mas Balangaz nega a oferta pois ja gastou tudo que tinha em Ypióca [...]

História engraçada, na verdade eu gastei tudo na entrada de uma festa e, para resumir, eu acordei no canteiro da marginal. Quem sabe mais pessoas leem seu texto se eu comentar algo triste meu nele
Voltar ao Topo Ir em baixo
popocake
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel
avatar



Registro
: Bolo
: Humano
: Admin 1 / Procrastinador 16 / Marvel zombie 9

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Ter Jul 14, 2009 11:59 pm

huahua

às vezes a realidade é mais dura que a ficção né balangas? Hahahah

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Abner é um cara legal!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://hacredsall.forumeiros.com/
Dragus-kai
Major
Major
avatar

Capricórnio Ocupação : Dorgas

Registro
: Dargus
: Monstro
: Goomba - nv. 8 / Traficante - nv. 4 / Beast Master - nv. 2

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Qua Jul 15, 2009 7:16 am

Hauehauehauehau'

Deu dó
D:
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.amigo.kit.net
jackmcmorrow
Aspirante
Aspirante
avatar

Ocupação : Papai Noel 8-bit

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Sab Ago 01, 2009 1:25 am

Ótimo tópico! Só gostaria de dar um adendo aos iniciantes:

Se você está querendo criar um mundo complicado, cheio de nomes, idéias, deuses e etc... É muito bom ter, pra você, um documento com uma breve explicação dos lugares que podem ou não estar na história.

Exemplo:
Cidade A - Governada pelo prefeito Alberto, a cidade A é famosa pelos fazendeiros de batata. O comércio tem crescido muito na área, enquanto a população cresce pela infra-estrutura gerada pela venda de batatas à cidade B. A presença de comerciantes de todo o Reino de Xiforímpola é bastante grande, especialmente na praça central, onde há uma grande feira pelas manhãs, onde vendem-se tanto batatas quanto outros produtos agrícolas. Há, também, uma grande loja de sucata, dirigida pelo Velho Joe, um velho ex-combatente que vende todo o tipo de quinquilharia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
LocoMaker
Recruta


Touro Ocupação : Ex-Dorgado

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Sab Ago 01, 2009 2:04 am

Bom tutorial! Eu li e me interessei muito. Isto e bom para iniciantes, e pior que 60% dos membros banidos são banidos por causa de um Newcomer (Sem ofensas a eles, tem uns muito bons), eu ja fui banido de um forum por causa disto.

Este tuto vai ajudar muitos!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Dragus-kai
Major
Major
avatar

Capricórnio Ocupação : Dorgas

Registro
: Dargus
: Monstro
: Goomba - nv. 8 / Traficante - nv. 4 / Beast Master - nv. 2

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Seg Ago 03, 2009 8:03 pm

O tutorial é boom sim

Mas não tem ninguém banido deste fórum D:
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.amigo.kit.net
Scoppio
Sargento
Sargento


Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   Ter Ago 04, 2009 8:40 pm

@LocoMaker escreveu:
Bom tutorial! Eu li e me interessei muito. Isto e bom para iniciantes, e pior que 60% dos membros banidos são banidos por causa de um Newcomer (Sem ofensas a eles, tem uns muito bons), eu ja fui banido de um forum por causa disto.

Este tuto vai ajudar muitos!

Você não quer dizer "a maioria dos banidos são newcomers"?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: [EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

[EI VOCÊ] - Não sabe o que é um roteiro? Eu te explico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Hacred Sall :: Trincheira :: Academia-
Ir para: