Hacred Sall
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
balangaz
Sargento
Sargento
balangaz


[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Empty
MensagemAssunto: [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror   [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Icon_minitimeDom Jul 05, 2009 7:26 am

Como fazer um jogo de Terror
By Balangaz

Do plot


Uma história de terror não vai ser original, absolutamente nunca. Ela vai ser clichê, sempre. Isso porque a temática "terror" vem sendo reciclada desde os primórdios, sob novas skins. Jogos e filmes de zumbi podem ser inovadores, mas eles são sempre parecidos no fundo, assim como os jogos sobre satanistas e viagens ao inferno para resgatar gatinhos (eis um tema não muito explorado!). O fato é que o que vai diferenciar a sua história das outras são duas coisas: Ambientação e pesquisa.

A ambientação para um jogo de terror de sucesso não pode ser completamente inventada. Ela tem que se relacionar com o jogador, de forma que o faça pensar que aquilo poderia acontecer com ele. Eis a razão de que quando vemos filmes de terror, sempre andamos pela casa escura apreensivos depois, pois é algo que mexe com os seus instintos, levando-o a acreditar que poderia acontecer. Jogos de zumbi sempre tem em foque pessoas comuns, que viviam vidas comuns até que o holocausto morto-vivo tomou a cena. A razão disso é porque caso houvesse uma epidemia de zumbis, você é uma pessoa comum, que vive uma vida comum. Esta talvez seja a única ocasião onde o herói ser uma pessoa comum é aceitável. Ele não precisa ser um membro da força policial (opção comum número 2) ou uma mulher assustada (opção comum número 3), mas ele tem que ser crível. Nada de super heróis defendendo um mundo de zumbis, pois são dois estilos que não se misturam.

Tente sempre fazer seu jogo de terror com um principal humano, com medos e preocupações, pensando nos outros e temendo por sua própria vida. Qualquer pessoa que enfrente um assassino preso dentro de uma casa sem lágrimas nos olhos é algo que vai perder o interesse do seu jogador nos primeiros minutos de jogo.

Sobre a pesquisa, faça! Pegue o wikipédia se você consegue ler inglês, e procure todos os termos relacionados. Vá abrindo abas conforme a pesquisa vai se desenvolvendo. COnforme você vai ficando mais velho, a arte de pesquisar na internet vai se aprimorando, de modo que em poucas horas você já tem material suficiente para dar início ao rascunho da sua história.

Pesquise vírus que possam levar uma pessoa a virar zumbis, mesmo os inventados. Pesquise sobre os jogos já feitos e pense como eles pensaram. Veja filmes da temática, leia mangas e livros sobre o assunto. Mas no final, crie. Crie algo novo no campo em que você está querendo realizar o jogo. De nada interessa um jogo que ripou tudo de Resident Evil ou do manga "Chrno Chronicles" apenas com um nome diferenciado.

Pense fora da caixa, siga links perdidos até que uma hora uma idéia vai aparecer para você. Falando no meu caso, eu estava pesquisando sobre os demônios na religião cristã, quando fui seguindo links aleatórios até chegar no Rei Salomão e na lenda do seu selo. De lá, eu pensei em um jogo. O importante é usar a massa cinzenta e a massa branca com todo o potencial, de modo que quando você terminar de escrever seu sumário, você esteja cansado de pensar.

Dos recursos


Um jogo que queira passar uma atmosfera de tensão para o jogador tem que ser feito à meia luz, com um bom script de iluminação. Sem isso, os mapas são tão felizes quanto em um jogo de Zelda, e isso não da mais medo do que ver sua avó saindo do chuveiro. A titlescreen eu não acredito que seja tão importante, um simples desenho de algo relacionado com seu jogo ou algo mais vago já está bom, como um fundo preto com gotas de sangue, ou um olho na escuridão. Tente escolher coisas em PB, já que dão um toque mais melancólico, se utilizado de maneira certa. Eu concordo que a title original do maker é inviável, e destrói o clima de terror com pauladas. Windowskin gotta go, NAO! Não dá pra usar as janelinhas azuis felizes do maker básico, precisa ser algo talvez de fundo transparente para que não atrapalhe a visualização dos mapas (as grandes estrelas dum jogo de terror).

No tocante ao mapeamento. Eu acredito que mapas pequenos sempre vão ser melhores que mapas grandes. No meu projeto principal, meu maior mapa tem no máximo 30x30, e eu acho enorme. Tamanho o detalhamento do mapa, eu tive que tirar eventos, pois em algumas partes ele beirava os 30 FPS. Além de mapas menores serem mais fáceis de se detalhar, eles comportam mais eventos, o que é essencial num jogo com vias de assustar alguém.

Como num jogo de terror as pistas e a história são contadas pelo cenário e pelos sobreviventes, tudo tem que ser passivo de interação. Qualquer objeto que você pense em colocar na tela para deixar o mapa mais bonito, é bom você colocar um evento com nem que seja uma mensagem de "Nada para se ver aqui". Deixar um espaço vazio no seu mapa é dar tiro no pé.

É bem difícil mapear bem usando os tiles básicos do maker VX. O máximo que se pode fazer é esperar por um TileE muito bom. O meu conselho pessoal é tentar pensar como Deus. Sim, nada modesto, mas olhando uma cena, se você pudesse deixar o local mais bonito, ou assustador, ou romântico, ou boêmio, ou o que quer que seja, faça. Se não gostar, desfaça. Mas tente, todas as opções que passar pela sua mente. As vezes coisas que você não imaginava que ficaria bom acabam ficando verdadeiramente maravilhosas!

Eu aconselharia ao maker com aspirações de criação a criar todos os recursos de seu jogo novo. Facemaker e charmaker, aliados com um bom amigo que entende de pixart fariam maravilhas. Uns bons zumbis aliados a alguns mapas bem feitos garantem qualidade e sucesso ao seu jogo.

O sistema de batalhas é algo que você tem que levar em conta. O sistema básico não é muito bom, afinal ele não dá aquela sensação de esquiva e fuga que deve haver nos jogos de terror, assim como o sistema de batalha lateral também não é o mais indicado. Por mais que eu desgoste, o ABS é o melhor sistema para um jogo de terror. Ele permite uma constante visualização dos seus mapas (o que, lembrando, é o principal atrativo do seu jogo), além de proporcionar aquela sensação boa quando você tem pouca vida e da um perdido no monstro.

O sistema do Crissaegrim é muito bom para isso, e seria recomendada a mudança da HUD. Peça a um amigo, a Angel ou a alguém que consiga criar HUDs bonitas aqui no fórum e eles com certeza lhes ajudarão.

Quanto aos scripts, pense em coisas que farão seu jogo mais bonito. O sistema de partículas funciona muito bem nesse sentido, fazendo fogo e fumaça parecerem e, convenhamos, que jogo de terror não tem lareiras a torto e a direita. Sistema de iluminação eu volto a reiterar que é de suma importância! Se for fazer um jogo e não colocar nenhum, saiba que já perdeu pontos. O script para colocar "fogs" no VX é muito bom, para cenas que se passem na floresta. Nada como aquele fog que parece a luz passando pelo topo das árvores, somado com uma boa iluminação de tocha/ lanterna para fazer o jogador não saber o que o aguarda.

Mais dicas de scripts conforme eu for encontrando para o meu projeto.

Sobre as músicas, entrem neste site e procurem as dos seus jogos favoritos. Não tem problema em usar músicas famosas, contanto que você escreva depois de quais jogos vocês as retiraram. Editarei esta parte com nomes de ótimos jogos com trilhas sonoras boas para jogos desta temática.

---


Após resolver sai para passear, encontrei um tutorial que muito me interessava. Era sobre mapeamento e criação de jogos de terror. Entretanto, por ser smente a parte 1 e por eu ser extremamente apressadinho, eu resolvi trazer a minha versão do tutorial, com as devidas menções honrosas ao criador oficial D. Lord, membro do "ReinoRPG".

Bem por cima, era isso que eu queria dizer. Eu sou horrível com didática, então me desculpem se eu não me saí muito bem nesse tutorial. Espero me sair melhor nas próximas vezes.
Ir para o topo Ir para baixo
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror   [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Icon_minitimeDom Jul 05, 2009 10:14 am

Apenas reitero

alias... só porque é clichê não quer dizer que os zumbis apareceram por causa do J-virus ou que os vampiros são comandados por Alu-cardgame e nem que o lobisomem de nova york é o monstro...

APESAR DE SER CLICHÊ a história tem que ser ALGO COMPLETAMENTE inédito, caso contrário será apenas "mais uma história de zumbis/vampiros/lobisomens/pokemons"...
Ir para o topo Ir para baixo
Book Brat
Aspirante
Aspirante
Book Brat

Touro Ocupação : Eventer e Mapper

[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror   [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Icon_minitimeDom Jul 05, 2009 10:54 am

Concordo com o Balangaz. A história, por mais que você crie, sempre será clichê, porque se você pesquisar, já fizeram um filme/mangá ou até um jogo do mesmo estilo que o seu. Ainda assim, como o Scoppio disse, você precisa inovar, como todo maker. Seja desde uma HUD totalmente diferente até uma história em que o seu vilão principal veio de marte mas não é marciano. No que se trata de ambientação, concordando com o Balangaz, o que vai definir se seu jogo é uma vila de carpinteiros ou um lugar onde zumbis andam nas ruas é a iluminação e, adicionando, a trilha sonora. Mapas, iluminação e trilha-sonora, além da história, é claro, é o que mais importa em um jogo de terror.
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogs.rpgmakerbrasil.com/bookstore/
Gabs
Capitão
Capitão
Gabs

[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror ILkyvA2Ilb4Rn
Gémeos Ocupação : Procrastinando

Registro
: Gabs
: Animal
: Dinossauro lv barney | Grappler lv Indiana Jones

[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror   [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Icon_minitimeDom Jul 05, 2009 7:03 pm

Bom, uma coisa de minha opnião; Primeira dica para fazer bons jogos de terror: nao use o rpgmaker. Eu simplesmente n consigo realmente imaginar um jogo de terror feito no maker.
A nao ser, claro, que o rtp seja quase que abolido e entao criados resources ambientáveis.

E quanto a historia sempre ser cliche, eu penso que tudo, absolutamente tudo no mundo dos jogos é clichê atualmente, como vc disse, balangas, soh sao cobertos por novas skins.
Ir para o topo Ir para baixo
balangaz
Sargento
Sargento
balangaz


[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror   [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Icon_minitimeDom Jul 05, 2009 7:30 pm

Eu não acho que os jogos de terror não podem ser feitos no maker. Tem um jogo de 8 bits que o lani me mostrou, é ótimo! É feito com muito menos que do que o maker tem para oferecer e ainda assim era medonho.

Eu acho que com esforço e uma boa trama, dá para se fazer tudo, ou o maker seria uma infinidade de jogos medievais sem chance de melhora u.u

EDIT: Um dos 2 projetos atuais do Poisonous Fugu Fish, um grupo maker de peso, é um jogo de terror. Eu confio que vai ser bom
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror   [Tutorial] Como fazer um jogo de Terror Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

[Tutorial] Como fazer um jogo de Terror

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hacred Sall :: Trincheira :: Academia-
Ir para: