Hacred Sall
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 15 exercícios para melhorar sua escrita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Tomah
Sargento
Sargento
Tomah

Áries

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSeg Jul 06, 2009 2:53 pm

Retirado do site: Lendo.org


Exercícios de escrita são um ótimo caminho para melhorar suas habilidades na produção textual e até gerar novas idéias para futuros trabalhos. Eles podem também dar-lhe uma nova perspectiva do seu projeto atual. Um dos grandes benefícios de exercícios particulares é que você pode se sentir livre do medo ou perfeccionismo. Para tornar-se um escritor é importante às vezes escrever sem a expectativa de publicação.

Não se preocupe se sair imperfeito, para isso que serve a prática. O que você escrever em qualquer um desses exercícios, pode não ser o seu melhor trabalho, mas é uma boa prática para quando você precisar escrever O melhor.


1. Escolha dez pessoas que você conhece e escreva uma frase descrevendo cada uma.

2. Grave 5 minutos do rádio (ou de algo que você ouve). Escreva o diálogo e adicione descrições narrativas dos falantes e suas ações, como se estivesse montando uma cena.

3. Escreva uma auto-biografia com cerca de 500 palavras.

4. Escreva seu testamento. Liste todas as realizações de sua vida. Você pode escrever como se você fosse morrer hoje, ou daqui a 50 anos.

5. Faça uma descrição de seu banheiro, em 300 palavras.

6. Escreva uma entrevista fictícia com você mesmo, uma figura famosa, com um caráter também ficcional. Faça isso de uma forma apropriada (ou inapropriada), como se fosse para uma revista famosa, como a Veja, Época, Galileu etc.

7. Pegue um jornal ou folheto de supermercado, olhe os artigos e escolha um que possa ser base para uma cena ou história que você queira escrever.

8. Mantenha um diário de caráter fictício.

9. Pegue uma parte de um livro e reescreva em um estilo diferente, como um romance gótico, de ficção ou ainda uma história de terror.

10. Escolha um autor, que não necessariamente precise ser seu favorito, e escreva sobre o que você acha da forma como ele escreve. Faça isso sem consultas primeiramente, só depois de terminado, releia algumas de suas obras e veja se esqueceu algo e, se preciso, mude seu texto. Analise quais elementos do estilo dele você pode adicionar ao seu próprio e quais elementos você não pode (ou não quer) adicionar. Lembre que seu estilo é único e que você deve apenas pensar em adicionar elementos a ele. Nunca tente imitar alguém por mais de um ou dois exercícios.

11. Pegue um texto que você tenha escrito em primeira pessoa e reescreva-o em terceira pessoa, ou vice-versa. Você também pode tentar fazê-lo mudando o tempo verbal, narração, ou outros elementos estilísticos. Não faça isso com um livro inteiro, só com pequenos trechos. Depois de escrever um livro, nunca olhe para trás para tentar reestilizá-lo, senão você vai gastar todo seu tempo reescrevendo coisas, ao invés de escrever algo novo.

12. Tente relembrar da sua mais tenra infância. Escreva tudo que puder lembrar. Reescreva como uma cena, usando sua perspectiva atual ou, se conseguir, usando a perspectiva da idade que você tinha.

13. Relembre um antigo argumento que você usou com alguma pessoa. Escreva sobre o argumento do ponto de vista dessa pessoa. Lembre-se que a idéia é ver o argumento daquela perspectiva, não da sua própria. Este é um exercício que pode ser feito oralmente. Nunca julgue se você está certo ou errado.

14. Escreva uma descrição, com no máximo 200 palavras, de algum lugar. Você pode usar quaisquer elementos sensoriais, descreva como se sente, como são os sons, os cheiros e sabores de lá. Tente fazer uma descrição de forma que as pessoas não percam os detalhes visuais.

15. Sente em um restaurante ou uma área com bastante gente e escreva os diálogos que você ouve. Escute as pessoas ao seu redor, como elas falam e que palavras elas usam. Depois de fazer isso, pode praticar terminando seus diálogos. Escreva sua versão sobre como as conversas continuam.


Fonte (livre tradução): Writer’s Resource Center
Ir para o topo Ir para baixo
Book Brat
Aspirante
Aspirante
Book Brat

Touro Ocupação : Eventer e Mapper

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSeg Jul 06, 2009 9:41 pm

Lol, são dicas muito boas. Dá até pra sentir o efeito que cada dica provoca no nosso pensamento. O problema é que dá uma preguiça de escrever... sou mais digitar e olhe lá :P
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogs.rpgmakerbrasil.com/bookstore/
Lani Romée
Major
Major
Lani Romée

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 1:16 am

Particularmente discordo de tudo isso. É óbvio que treinar a escrita exercita suas habilidades, mas não existe prática mais construtiva para lapidar a perícia redacional do que aquela que parece também ser a mais penosa: Ler. Ler muito, desde jornal, revistas, esses besteiróis de Harry Potter, Crepúsculo ou Código DaVinci até obras cuja linguagem você não domine. Esses últimos principalmente, pois não só contém em seu bojo estruturas com as quais o leitor não está familiarizado, adicionando-as ao seu repertório, como também aumentará seu vocabulário - e seu poder crítico.

Pode parecer tarefa impossível, pode dar preguiça, mas não existe melhor maneira de se aprender a escrever. Quanto de seu tempo você fica sem fazer absolutamente nada? Aqueles minutos deitado na cama na hora de dormir, os trajetos de ônibus e metrô, as filas do banco. Deixe o Nintendo DS em casa e faça algo construtivo de vez em quando. Logo estará viciado.

Essa é a minha fórmula.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 1:29 am

Lani Romée escreveu:
Particularmente discordo de tudo isso. É óbvio que treinar a escrita exercita suas habilidades, mas não existe prática mais construtiva para lapidar a perícia redacional do que aquela que parece também ser a mais penosa: Ler. Ler muito, desde jornal, revistas, esses besteiróis de Harry Potter, Crepúsculo ou Código DaVinci até obras cuja linguagem você não domine. Esses últimos principalmente, pois não só contém em seu bojo estruturas com as quais o leitor não está familiarizado, adicionando-as ao seu repertório, como também aumentará seu vocabulário - e seu poder crítico.

Pode parecer tarefa impossível, pode dar preguiça, mas não existe melhor maneira de se aprender a escrever. Quanto de seu tempo você fica sem fazer absolutamente nada? Aqueles minutos deitado na cama na hora de dormir, os trajetos de ônibus e metrô, as filas do banco. Deixe o Nintendo DS em casa e faça algo construtivo de vez em quando. Logo estará viciado.

Essa é a minha fórmula.

Particularmente concordo com tudo isso que o Lani escreveu.
Treinar a escrita é treinar o ato de escrever, e não o desenvolvimento da escrita.

Para desenvolver uma boa escrita é preciso acima de tudo LER, e e sem dúvida ler muito, e de preferencia coisas diferenciadas.

Eu leio desde livros grossos e complexos como O Senhor dos Anéis até revistas em quadrinhos simples e bestas como Cyanid and Happines, Dr Pepper e Malvados. Revistas em quadrinhos ajudam bastante nisso pois mostram uma forma diferente de expressar, pois além da escrita tem muitas imagens representativas de emoções e situações (óbvio...).

Alias, ler ajuda a entender como uma boa história se forma, como que são feitos ganchos, ajuda a ver como que o autor introduziu um tal clichê sem que você percebesse que era um clichê...

Escrever é importante, mas escrever com um objetivo e sem nenhuma base é apenas desenvolver a burrice, veja a "galera de msn", há algumas pessoas que eu simplesmente NÃO CONVERSO pelo msn pelo simples fato da mesma não ser capaz de entender onde deve colocar a vírgula na frase para que ela tenha algum sentido ou não sabe usar a exclamação e interrogação corretamente!

(ex clássico: "eu n gos to + d vc??????")

E a pessoa passa o dia inteiro no msn conversando pela maneira... escrita... há quem diga que escreve errado para acelerar a escrita, porém todos sabemos que é mentira, uma vez que a pessoa escreve no máximo 3 palavras por frase, mesmo que esteja falando com apenas 1 pessoa.
Ir para o topo Ir para baixo
Tomah
Sargento
Sargento
Tomah

Áries

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 4:10 pm

Eu achei esses exercícios bem úteis, mas é claro que não substituem a leitura, e em nenhum momento do texto o autor afirma isso (e nem poderia, porque qualquer pessoa sabe que ler muito é necessário para escrever bem), ele apenas sugere alguns exercícios que ajudam, um caminho a mais, uma alternativa, não vejo o que há para se discordar nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
<Html>
Soldado
Soldado
<Html>

Virgem

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 4:43 pm

Não creio que irei fazer tais exercícios, mas sem dúvidas eles devem ajudar.
Apesar disso eu concordo que nada substitui uma boa leitura de um livro com 1000 págs ou mais.


Última edição por <Html> em Ter Jul 07, 2009 5:30 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errinho de português)
Ir para o topo Ir para baixo
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 5:03 pm

escreveu:
Não creio que irei fazer tais exercícios, mas sem dúvidas eles ajudam..

Como você pode afirmar tal coisa se nunca o fez?
Ir para o topo Ir para baixo
Lani Romée
Major
Major
Lani Romée

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 10:24 pm

Também não é por aí. Não adianta nada ler um livro de mil páginas de merda, html.
E na minha muito humilde opinião, Senhor dos Anéis não tem nada de complexo. Achei essa uma péssima referência, Scoppio. Mais proveitoso seria o consumo das páginas mais escassas de um livro infinitamente mais profundo, a exemplo da obra "Angústia" de Graciliano Ramos ou "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeQua Jul 08, 2009 5:21 pm

Livros chatos na minha humilde opnião.

O senhor dos anéis tem personagens e situações muito simples, porém a forma de escrita é o que interessa para mim, novas palavras, o uso correto da mesóclise, termos arcaicos, entre outros.

Mas sinceramente, acho que um bom livro é Sandman Absolute.

Vamos la a minha lista extremamente limitada de livros que li em minha vida toda:

- O livro da bruxa (li em incríveis 4 horas)
- Harry Potter e a pedra filosofal (16 horas para ler essa joça, gostei do livro, mas foi o único HP que li)
- O senhor dos Anéis, capa dura comemorativa. (3 anos)
- 100 dias entre o céu e o mar (uma semana).
- Crime and Punishment (ainda lendo... 2 anos e meio)
- Enterview with the Vampire (8 meses)
- Versos satânicos (ainda lendo... 2 anos e meio)
- A divina comédia, integral (ainda lendo... 6 anos ou mais)
- O príncipe (não sei porque ainda não terminei de ler... 1 ano e meio)
- Depois daquela viagem (1 mês)
- A revolução dos bixos (2 semanas... perdi o livro infelizmente)
- O Coringa (1 mês eu acho)

Li mais algumas coisas para a escola... Mas como pode ver, minha lista de livros é bem reduzida, e a maioria dos livros demoro anos para terminar.

Mesmo que a leitura me prenda, eu ainda sim acabo "largando o livro" e relendo-o apenas alguns anos depois. A maior parte das minhas leituras são colunas semanais, livros de física, matemática ou eletrônica, artigos científicos, mas pegar livros de auto-ajuda, livros antigos consagrados, putz cara, ja tentei viu, mas não consigo de forma alguma me interessar por esse tipo de leitura, alias, A Divina Comédia é o único que me atraiu o interesse, mas a leitura integral é tão complicada (afinal, está escrito como uma peça de teatro narrada) que eu não sei se conseguirei terminar de ler.
Ir para o topo Ir para baixo
Lani Romée
Major
Major
Lani Romée

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:04 pm

Scoppio escreveu:
escreveu:
Não creio que irei fazer tais exercícios, mas sem dúvidas eles ajudam..

Como você pode afirmar tal coisa se nunca o fez?

Citação :
Livros chatos na minha humilde opnião.

Como você pode afirmar tal coisa se nunca os leu?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:07 pm

nunca tive vontade de terminar de ler ;)

na minha lista somente consta livros que li e que espero algum dia terminar de ler (talvez exceto a Divina comédia)
Ir para o topo Ir para baixo
Lani Romée
Major
Major
Lani Romée

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:20 pm

Acho pouco proveitosa a forma com a qual você degusta a leitura de uma obra. Um bom livro requer que o leitor preste atenção em tudo o que absorve e os tenha na memória, pois o roteiro sempre fará referências veladas a si mesmo que o incauto não conseguirá apreciar. A boa literatura é circular. Sugiro que comece a exercitar a sua paciência, ou jamais conseguirá abstrair o necessário das obras que consome.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:27 pm

Nem todo mundo tem o mesmo gosto para leitura não é mesmo Lani? Mas devo admitir, sou muito desleixado com relação a leitura, e um dos meus MAIORES problemas, se não for o MAIOR é não saber "como ler", eu não consigo encontrar uma posição que me seja confortável, ou fico com as costas arqueadas, ou fico com dor no pescoço, ou fico com dores nos braços de ficar com o livro erguido... é foda conseguir uma posição (que eu possa ficar por muito tempo) que não me dê desconforto.
Ir para o topo Ir para baixo
Lani Romée
Major
Major
Lani Romée

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:35 pm

Em momento algum critiquei o seu gosto por leitura, nem sugeri que mudasse seus hábitos. Não vejo motivo para que você se sinta acuado dessa forma. Reparei na sua lista algumas obras que fazem uso da literatura circular e apenas dei uma sugestão valiosíssima. Não tenho culpa alguma se você se sentiu ofendido. Evite responder no primeiro impulso o que lê aqui, releia para ver se entendeu direito o sentido das palavras; me parece, talvez, que sua interpretação de texto esteja um pouco enferrujada.

Mas também não sou sua mãe pra mandar em você, continue fazendo o que quiser se meus comentários te deixaram de alguma forma frustrado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:37 pm

Lani, você me entendeu muito mau.

Quando eu disse que era desleixado, é pelo fato de demorar anos para ler um livro, e quando disse que meu problema era postura, é porque realmente é um problema que venho passando a décadas e até hoje não consegui encontrar uma postura adequada.

Não estou de forma alguma frustrado, você que me interpretou mau.
Ir para o topo Ir para baixo
Lani Romée
Major
Major
Lani Romée

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:39 pm

Scoppio escreveu:
Nem todo mundo tem o mesmo gosto para leitura não é mesmo Lani?

Me referi exclusivamente a esse comentário. Não posso te ajudar com seus problemas de postura.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Scoppio
Sargento
Sargento
avatar

Leão Ocupação : Cientista e Técnico em eletrônica

15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitimeSex Jul 10, 2009 10:43 pm

A sim, isso não foi nada além de uma falha de interpretação por minha parte nesse trecho do seu texto (acabei entendendo uma coisa completamente diferente, não vou me justificar pois não cabe).

Citação :

Acho pouco proveitosa a forma com a qual você degusta a leitura de uma obra

Mas sobre meu comentário, não sei como você o tomou como sendo um comentário de alguém ofendido ou frustrado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




15 exercícios para melhorar sua escrita Empty
MensagemAssunto: Re: 15 exercícios para melhorar sua escrita   15 exercícios para melhorar sua escrita Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

15 exercícios para melhorar sua escrita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

+
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hacred Sall :: Trincheira :: Academia-
Ir para: