Algorítmos de Batalha
Algo que poucos sabem, mas que todos devem saber.
Saber os algorítmos de batalha do RPG Maker poder poupar muito tempo de testes de combate, diminuindo consideravelmente o tempo de desenvolvimento de um jogo. Curiosamente, isso é algo que está presente no arquivo de ajuda do RM2k3, mas que poucas pessoas sabem. Bom, aqui vão os algorítmos:
Dano de ataque comum:[(Força do atacante / 2) - (Defesa do defensor / 4)], sendo que o valor total varia entre 80 e 120% do valor desse cálculo. Em um dano crítico, o resultado é multiplicado por 3 e, em caso de defesa, dividido por 4.
Porcentagem de acerto de ataques comuns:[100 - (100 - % de acerto da arma) * (1 + (Agilidade do defensor / Agilidade do atacante) / 2)], sendo que se o comando de item "Ignorar Defesa do Inimigo" estiver checado, a % de acerto total é igual à % de acerto básica da arma. Vale lembrar que este algoritmo pode sofrer pequenas variações de acordo com as condições dos personagens envolvidos. Em um exemplo, se o defensor estiver afetado por alguma condição que impeça que tome ações durante a batalha, a % de acerto sempre será 100.
Dano de habilidades:[Dano base + (Força do atacante / 20 * Influência da Força na habilidade) + (Defesa do defensor / 40 * Influência da inteligência na habilidade)], sendo que, para cada ponto de Variação adicionado, a variação do dano aumenta 5%, até um máximo de 50%. Quando "Ignorar Defesa" estiver checado, o algoritmo é alterado para o seguinte:
[(Defesa do defensor / 40 * Influência da Força na habilidade) + (Inteligência do Defensor / 80 * Influência da Inteligência na habilidade)]. Habilidades de ressurreição curam por porcentagem da vida do alvo, não por valores absolutos.
Taxa de sucesso de habilidades:Essa é a mais simples, é a Taxa Base de Acerto! Em uma habilidade que possui vários efeitos, cada um é checado separadamente, e, em qualquer habilidade que causa dano (tanto de HP quanto de MP), se o dano falhar, todos os outros efeitos falham.
Bom pessoal, é isso. Eu não coloquei aqui o algoritmo de fuga, pois não o considero tão importante quanto estes, mas vou dizer mesmo assim que está relacionado à média da agilidade do grupo e dos inimigos. No mais, espero que tenham gostado! O que está aqui é apenas uma pequena adaptação do que está escrito no arquivo de ajuda, então a autoria é da própria Enterbrain, não minha. Pra terminar, gostaria de deixar uma recomendação: leia o arquivo de ajuda do RM2k3! Só há benefícios a serem tirados disso!
Falou!