
Esses dias foi leiloada a primeira safra de uvas Ruby Roma tipo premium no Japão.
O primeiro cacho foi vendido por 210.000 yens, 2.250 dólares. O resto da safra foi vendida a uma média de 760 dólares o cacho. Ninguém esperava que o recorde de 900 dólares pro primeiro cacho do ano passado fosse ser quebrado, mas surpreender o mundo é a especialidade dos japoneses (numa conotação meio ruim, eu diria).
O costume japonês de buscar a perfeição e a excelência se torna algo ridículo quando se fala em frutas, que são sempre cultivadas em estufas de ambiente isolado e com o maior cuidado possível. Se por lá qualquer tipo de vegetal já é caro naturalmente, os preços que as frutas tipo premium alcançam são exorbitantes.
Aqui no Brasil não temos problemas com frutas, que são geralmente baratas. Mas eu diria que falta por aqui uma cultura de valorização daquilo que é verdadeiramente premium - mesmo as pesquisas brasileiras visam só aumentar a produtividade e não a qualidade daquilo que comemos, o que é péssimo pra gente. Hoje em dia os morangos que eu como, por exemplo, nem se comparam com os morangos de quando eu era criança, duros e sem gosto que estão.
Outros casos de frutas com preços absurdos:
Os enormes morangos premium "Beautiful Princess" desse ano foram vendidos em caixas de 5 por preços que giravam em torno de 370 e 545 dólares cada.

No ano passado essas mangas de Miyazaki conhecidas como "Ovos do Sol" foram vendidas por 2.000 dólares o par.

Essa melancia escura, Densuke, cultivada somente em algumas regiões mais ao norte de Hokkaido, foi vendida num leilão por 6.100 dólares, 650.000 yens, no ano passado. O preço normal desse tipo de melancia é de 200 ou 300 dólares.

Já o par de melões tipo Yubari, também de Hokkaido, alcançaram o bizarríssimo preço de 2.500.000 yens no primeiro leilão do ano passado, 23.500 dólares! Esses melões são caros e normalmente são dados como presente, mas o preço normal deles varia em torno de 100 e 300 dólares.
Agora uma curiosidade:

Essa melancia aqui é vendida a 160 dólares cada e, diz o agricultor, levou 3 anos de tentativas pra alcançar esse formato. Foi um grande sucesso no dia dos namorados.
Já esses melões aqui, cujo formato ainda não alcançou o padrão desejado pelo seu agricultor, está sendo desenvolvido há 4 anos já. O preço não será baixo!