Antes, vou criar o inimigo mudando de lado, pois assim da pra aprender mais uma coisa junto. Baixe a demo e acompanhe cada passo pra facilitar. Pois acabei fazendo com poucas imagens.
Primeiro, cria um projeto e um mapa (lógico), pode ser o menor, você que sabe.
Faça para o lado esquerdo para melhor entendimento com o tuto.Cria um evento num espaço aberto, com o grafico de alguém, movimento pré-definido, em processo paralelo, com a rota mais ou menos assim...
60 frames = 3 segundos... Me desculpem usar as mesmas imagens do VX, mas era exatamente igual.
Neste processo, você vai criar dois switchs. com nomes "olhando lalala" como quiser, pro lado que você fizer ele olhando. Ligue a switch antes do movimento correspondente.
Agora crie duas variáveis apenas, com o nome "coordenada X" e "...Y". Coloque no topo dos comandos essas variáveis, como substituir e coordenadas X e Y.
Agora vou dizer o que criar... sem detalhes, não é dificil, mas na duvida pode olhar na demo.
Condição: "switch lado1" -on
dentro: Condição: variavel "coordenada Y" para olhando pra um lado igual do evento. X para olhando pra cima/baixo igual do personagem.
dentro da de cima: Condição: variavel X para olhando para cima == -3 do evento, olhando para baixo == +3 do evento. Para variavel Y olhando para esquerda == -3 do evento e olhando pra direita == +3 do evento.[/COLOR]
Como saber qual variável colocar, clique no quadrado desejado e olha aqui:
Me desculpem usar as mesmas imagens do VX, mas era exatamente igual.
Agora a parte "chata"... Quando o personagem passar naquele quadrado, vai acontecer isso...
Dentro de todas condições, faça um movimento do personagem para esperar uns 60 frames (3 segundos) para que ele espere o evento terminar sem se mexer.
Coloque algum som se quiser, faça esperar um pouco (uns 10 frames no máximo), aí se quiser faça começar uma musica (de batalha).
Coloque mover este evento: esquerda 2x (se tiver feito para esquerda como pedi no começo).
Coloque uma mensagem qualquer se quiser.
Inicia a batalha.
Coloque novamente uma mensagem se quiser, aí ligue a switch local A.
cria uma nova página, iniciar quando: tecla pressionada. Condição switch local A on.
coloque o mesmo charset usado olhando para esquerda.
E coloque o que ela quiser falar depois de já ter perdido e você falar com ela.
Ou então, simplesmente não coloque nada e deixe que suma.
Pronto, já terminou de criar seu sistema...
Você: Mas peraí, tem alguma coisa errada, cadê o resto?
Sim, calma... O sistema já está pronto, mas só em um quadrado (ou coordenada). Se você testa ou não muito, aconselho a testar agora e passe lá onde escolheu. Se funcionar, você pode continuar.
Agora é simples, basta copiar e modificar pouca coisa. Copie a ultima condição inteira, e cole no mesmo nível 2 vezes (ela enxerga a 3 quadrados de distância). Em cada um deles, coloque um número para coordenada mais perto do evento.
Dentro da condição só precisa editar o movimento, para 1 mais perto, tire 1 movimento, para do lado do evento, elimine o movimento.
Simples, já fez olhando para um lado...
Para fazer para os outros lados, copie desde a primeira condição.
Altere as condições, switch coloque a do lado correspondente. Segunda condição, X para olhando cima e baixo, Y olhando para os lados.
Terceira condição inverso da de cima...
E o resto copiado, editando a mesma coisa que antes.
Para cada nova direção, no final vai mudar a switch local, e uma nova pagina olhando para aquele lado com condição a outra switch local.
Como pôde ver, a maioria do evento é opcional, ou seja, tudo ao seu gosto... Use a criatividade.