Douglanilo Recruta
| Assunto: [Tutorial RMXP]HM04 - Strength - Habilidade + Item com potência Dom Out 25, 2009 2:07 pm | |
| Não postar este material em algum outro site/forum/blog/outros lugares sem permissão do autor, entre em contato: Douglanilo@Hotmail.com IntroduçãoOpa rapazeada! Voltei agora com o HM04 com um certo bônus: Potência! Já que demorei um pouco [pouco?], vou dar uma explicada melhor, com screens do maker, com codes também :D Como fazerEstamos chegando nas melhores partes [XD], primeiro, vamos editar o nosso database. Editando o Database: Habilidade
- Entremos no Database (F9) ou no símbulo do mesmo.
- Agora, entremos na seção Habilidades (para fazer a nossa incrível Habilidade Strength)
- Após, clicamos no Número Máximo, aumentamos mais um do número atual, exemplo: 30, colocamos 31.
Oh! Temos um espaço em branco na última habilidade! Calma, alí que modificaremos :D
- Observe com atenção na imagem abaixo:
. Certo, colocar o nome, para lembrar e deixar como escrito. . Colocar o ícone. . Colocar atributo em terra (não água!). . E completando outras coisas
Editando o Database: Item
- Entremos no Database (F9) ou no símbulo do mesmo.
- Agora, entremos na seção Itens (para criarmos a potência)
- Observe o que você deve fazer.
Vermelho - Coloque que o item afete o Herói. Amarelo - Ambos, pois, aqui podemos usar tanto na batalha como fora da batalha (se não ficaria sem graça). Verde - Evento Comum, aqui no evento comum só precisa fazer isso, nada de condição inicial.
<>Opções de Variável : [0001: Strength] += 1 <>
Azul - Deixamos força e quantidade 2, mas se quiser editar, é a sua escolha.
EventosDividiremos em duas partes, o evento de processo paralelo e as pedras. Eventos: Processo ParaleloDê uma olhada o que eu fiz. Vermelho - Condição se a variável Strength é 1 ou valor maior. Entende-se que esta variável é aquela que foi usada no Evento Comum, assim, o item aumenta o valor desta. Rosa(ou roxo) - As condições de cada vez que clicamos as direcionais a variável Passos aumenta +1, além de aumentar a dificuldade do Puzzle. Verde claro - Condição da variável Passos for 5 (ou a que você escolher), reseta tudo: Tanto a gravação dos Passos (aí deixamos 0) como a força Strength (0). Eventos: As pedrasAh sim, as pedras, essa vai ser "meio" difícil de explicar. Então se for um novato/iniciante, copie o evento da DEMO ou se conseguir fazer a mesma coisa da imagem. Fiz 3 exemplos das pedras (que estão também na DEMO).
- Pedra 01: Ela não vai
precisar de uma potência adicional, deixemos ela como a "mais fraca", antes de tudo, coloque o gráfico de pedra. Agora, observe abaixo o que eu fiz.
Primeiro: Faremos a condição se o herói tem a habilidade Strength:
<>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength]
Segundo: Faremos a condição se a Switch Strength está ligada. (Para avisar se já foi utilizada e etc.):
<>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength] <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF
Terceiro: Agora coloquei uns textos e a ativação da Switch, além de fazer que a pedra "fuja" de mim. Preste atenção nesta:
<>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength] <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength? <>Escolhas : Sim, Não : Se Escolher [Sim] <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado) : :<>Fugir do Herói
Quarto: Agora se a Switch já foi ativada, não preciso da mensagem se quer acionar Strength, já podemos ir direto. Observe a parte em negrito para a melhor vizualização: <>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength] <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength? <>Escolhas : Sim, Não : Se Escolher [Sim] <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado) : :<>Fugir do Herói
: Exceção <>Condição : Switch [0001: Strength] == ON <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado) : :<>Fugir do Herói
- Pedra 02: Só adicionamos uma condição e um gráfico diferente para a pedra. Dê uma olhada em negrito para a melhor vizualização.
<>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength] <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 2 <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength? <>Escolhas : Sim, Não : Se Escolher [Sim] <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado) : :<>Fugir do Herói
: Exceção <>Condição : Switch [0001: Strength] == ON <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 2 <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado) : :<>Fugir do Herói
- Pedra 03: Hum... a mesma coisa, mudei o valor da condição e coloquei outro gráfico. Dê uma olhada.
<>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength] <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 5 <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength? <>Escolhas : Sim, Não : Se Escolher [Sim] <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado) : :<>Fugir do Herói
: Exceção <>Condição : Switch [0001: Strength] == ON <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 5 <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado) : :<>Fugir do Herói
Agora, se não entendeu NADA, é ALTAMENTE RECOMENDADO que abra a DEMO.
Até mais pessoal! Esperem o HM05! o/ Download:http://www.4shared.com/file/96886782/f7b5c7b5/HM04_-_Strength.html |
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