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 [Tutorial RMXP]HM04 - Strength - Habilidade + Item com potência

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AutorMensagem
Douglanilo
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MensagemAssunto: [Tutorial RMXP]HM04 - Strength - Habilidade + Item com potência   Dom Out 25, 2009 2:07 pm

Não postar este material em algum outro site/forum/blog/outros lugares sem permissão do autor, entre em contato: Douglanilo@Hotmail.com


Introdução
Opa rapazeada! Voltei agora com o HM04 com um certo bônus: Potência!
Já que demorei um pouco [pouco?], vou dar uma explicada melhor, com screens do maker, com codes também :D

Como fazer
Estamos chegando nas melhores partes [XD], primeiro, vamos editar o nosso database.

Editando o Database: Habilidade

  1. Entremos no Database (F9) ou no símbulo do mesmo.

  2. Agora, entremos na seção Habilidades (para fazer a nossa incrível Habilidade Strength)

  3. Após, clicamos no Número Máximo, aumentamos mais um do número atual, exemplo: 30, colocamos 31.
    Oh! Temos um espaço em branco na última habilidade! Calma, alí que modificaremos :D
  4. Observe com atenção na imagem abaixo:

    . Certo, colocar o nome, para lembrar e deixar como escrito.
    . Colocar o ícone.
    . Colocar atributo em terra (não água!).
    . E completando outras coisas
Editando o Database: Item

  1. Entremos no Database (F9) ou no símbulo do mesmo.

  2. Agora, entremos na seção Itens (para criarmos a potência)

  3. Observe o que você deve fazer.

    Vermelho - Coloque que o item afete o Herói.
    Amarelo - Ambos, pois, aqui podemos usar tanto na batalha como fora da batalha (se não ficaria sem graça).
    Verde - Evento Comum, aqui no evento comum só precisa fazer isso, nada de condição inicial.


    <>Opções de Variável : [0001: Strength] += 1
    <>

    Azul - Deixamos força e quantidade 2, mas se quiser editar, é a sua escolha.

Eventos
Dividiremos em duas partes, o evento de processo paralelo e as pedras.

Eventos: Processo Paralelo
Dê uma olhada o que eu fiz.

Vermelho - Condição se a variável
Strength é 1 ou valor maior. Entende-se que esta variável é aquela que
foi usada no Evento Comum, assim, o item aumenta o valor desta.
Rosa(ou roxo) - As condições de cada vez que clicamos as direcionais a variável Passos aumenta +1, além de aumentar a dificuldade do Puzzle.
Verde claro - Condição da variável
Passos for 5 (ou a que você escolher), reseta tudo: Tanto a gravação
dos Passos (aí deixamos 0) como a força Strength (0).

Eventos: As pedras
Ah sim, as pedras, essa vai ser "meio" difícil de explicar. Então se
for um novato/iniciante, copie o evento da DEMO ou se conseguir fazer a
mesma coisa da imagem.
Fiz 3 exemplos das pedras (que estão também na DEMO).

  1. Pedra 01: Ela não vai
    precisar de uma potência adicional, deixemos ela como a "mais fraca",
    antes de tudo, coloque o gráfico de pedra. Agora, observe abaixo o que
    eu fiz.

    Primeiro: Faremos a condição se o herói tem a habilidade Strength:

    <>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength]

    Segundo: Faremos a condição se a Switch Strength está ligada. (Para avisar se já foi utilizada e etc.):


    <>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength]
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF

    Terceiro: Agora coloquei uns textos e a ativação da Switch, além de fazer que a pedra "fuja" de mim. Preste atenção nesta:

    <>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength]
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF
    <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength?
    <>Escolhas : Sim, Não
    : Se Escolher [Sim]
    <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON
    <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado)
    : :<>Fugir do Herói


    Quarto: Agora se a Switch já foi ativada, não
    preciso da mensagem se quer acionar Strength, já podemos ir direto.
    Observe a parte em negrito para a melhor vizualização:

    <>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength]
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF
    <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength?
    <>Escolhas : Sim, Não
    : Se Escolher [Sim]
    <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON
    <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado)
    : :<>Fugir do Herói

    : Exceção
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == ON
    <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado)
    : :<>Fugir do Herói

  2. Pedra 02: Só adicionamos uma condição e um gráfico diferente para a pedra. Dê uma olhada em negrito para a melhor vizualização.

    <>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength]
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF
    <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 2
    <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength?
    <>Escolhas : Sim, Não
    : Se Escolher [Sim]
    <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON
    <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado)
    : :<>Fugir do Herói

    : Exceção
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == ON
    <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 2
    <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado)
    : :<>Fugir do Herói
  3. Pedra 03: Hum... a mesma coisa, mudei o valor da condição e coloquei outro gráfico. Dê uma olhada.

    <>Condição : [Ash] ? Adiquirir [Strength]
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == OFF
    <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 5
    <>Texto : A pedra pode ser movida. Deseja usar Strength?
    <>Escolhas : Sim, Não
    : Se Escolher [Sim]
    <>Opções de Switch : [0001: Strength] = ON
    <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado)
    : :<>Fugir do Herói

    : Exceção
    <>Condição : Switch [0001: Strength] == ON
    <>Condição : Variável [0001: Strength] >= 5
    <>Mover Evento : Este Evento (Ignorar se Bloqueado)
    : :<>Fugir do Herói

    Agora, se não entendeu NADA, é ALTAMENTE RECOMENDADO que abra a DEMO.

    Até mais pessoal! Esperem o HM05!
    o/


Download:
4shared.com/file/96886782/f7b5c7b5/HM04_-_Strength.html
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