InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [Tutorial] Compreender como funciona ciclos e labeis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bnezinho
Soldado
Soldado
avatar

Peixes Ocupação : Programador

MensagemAssunto: [Tutorial] Compreender como funciona ciclos e labeis   Seg Out 26, 2009 5:06 am

Olá pessoal de tooooda a Hacred Sall! Como vão?
Bem? Muitíssimo bem? Ou mal Droga!? Ficaria feliz com a terceira resposta x___X
Hoje, digo, para meu primeiro tutorial na área dos eventos iremos falar sobre uma coisa esquecida pela maioria dos eventers: Ciclos e labeis. Preparados?

Ciclos

O que são ciclos? (Embora o nome seja bastante sugestivo e você seja um idiota em perguntar isso)
Ciclos são ações que ocorrem com uma certa peridiocidade, isto é, com frequência constante, que, ao terminar a última ação prevista, comerá a primeira e enfim... Um ciclo constante de eventos.
Para deixar mais claro, olhemos para o sol (você irá ficar cego =P). Ele todo santo dia, nasce no leste, poem-se no oeste. Isto pode ser considerado um ciclo, porque essa ação ocorre constantemente (e ocorrerá por mais alguns bilhões de anos).
Dentro do ciclo que denominaremos SOL, temos as seguintes ações:
Código:
- Nascer do Sol;
- Por do Sol;
Ao ser executada a primeira ação, o ciclo faz com que seja executada a segunda ação. Se ação executada for a última prevista para o ciclo, após executá-la, o ciclo se reiniciará.
Para criar ciclos no RPG Maker, basta abrirmos um evento qualquer e dedar em Ciclo.
Após isto basta adicionarmos ações para o ciclo.
Como faço para quebrar ciclos? (Você é cego por perguntar isso)
Basta clicarmos em Romper Ciclo. Quando o ciclo executar esta ação, ele se quebrará. Lindo, não? xP

Labeis
O que são? Está relacionado a um ciclo. Talvez você não tenha percebido mais o próprio evento em si é um ciclo quando colocamos em Processo Paralelo.
E como um ciclo, as ações são executadas em uma determinada ordem.
Por exemplo, no nosso ciclo SOL, o pôr do sol não ocorre antes que seja executada o Nascer do Sol e vice-e-versa.
A função do Label é fazer com interpreta outra ação fora da ordem prevista, quebrando o ciclo. Veja no desenho esquematizado:

O label é colocado entre o item 4 e o 5.
Ao executar a label, ela, ao invés de prosseguir para o item 5, faz com que o interpretador volte para o item 2, criando assim um ciclo de 2 à 4. Complexo, não? xP

Bom pessoal, por hoje é só.
Eu sei, eu sei, eu também gostei muito da aula. Nos vemos por aí! Inté!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Dattz
Major
Major
avatar


Escorpião

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Compreender como funciona ciclos e labeis   Seg Out 26, 2009 7:21 pm

Uia, eu tinha uma certa dúvida sobre ciclos e labeis...
Com certeza lerei mais tarde, 8D.

É bom ver você contribuindo com a comunidade, Abner, 8D.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

[Tutorial] Compreender como funciona ciclos e labeis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Hacred Sall :: Centro de Operações :: Armazém :: Programação em eventos :: Ajuda e tutoriais-
Ir para: