Assunto: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Seg Nov 09, 2009 12:03 pm
1º Concurso de mapas da Hacred Sall
Introdução
Concretizando a idéia do membro Foxy Sama, teremos agora o primeiro concurso de mapeamento da Hacred Sall. Com esse concurso, os mappers da HS terão a chance de mostrar seus mapas e, colocar suas habilidades a prova em uma competição amistosa.
Regras
Sem mais delongas, aqui estão as regras do concurso para os interessados em participar:
Os mapas devem ser feitos no RPG Maker VX, utilizando o seu RTP ou os tilesets do Mack Looseleaf. (Caso não tenha os tiles do Mack, baixe-os aqui.)
Não será permitido o uso de fogs ou pictures. Eventos com aparência de personagens ou objetos são permitidos.
Devem ser mandados pra mim por MP (mensagem privada), uma screenshot do mapa dentro do jogo, e o disco de jogo desencriptado contendo tal mapa, para assegurar que a screen não teve nenhuma manipulação de imagem por meio de outros programas.
Não é permitido utilizar um mapa que não tenha sido feito por você.
Cada membro poderá inscrever apenas um mapa.
Tema: O tema do concurso será: Centro comercial. Isso mesmo, aqueles locais lotados de NPCs aonde se compra itens e armas medianas será nosso tema!
Participando do concurso
Para participar, você só precisa enviar seu mapa do modo como foi especificado nas regras acima. Os mapas devem ser mandados até dia 16/11 às 23h59min. Passando do prazo, não aceitaremos mais trabalhos. A data de entrega pode vir a ser adiada caso não haja inscrições suficientes. Qualquer membro que não siga às regras citadas acima terá seu mapa desclassificado.
Avaliação e prêmios
Após as inscrições de mapas terem acabado, começaremos a avaliar os mapas dos concorrentes. Assim que as notas se darem por corretas e justas, os mapas serão postados no tópico do concurso junto a sua pontuação. Os critérios de avaliação serão:
Criatividade com recursos disponibilizados – Acostumado a usar, ou não, um mapper que se preze deve saber mapear um belo local com qualquer recurso que lhe disponibilizem. (valor - 1.5)
Beleza do mapa – O mapa deve ser agradável aos olhos. Aqui serão descontados defeitos, ou irregularidades no mapeamento. (valor - 2.0)
Mapa andável – Um mapa não vale sendo só bonito, deve ao menos ser agradável andar nele. (Não é preciso fazer qualquer evento interativo no mapa). (valor – 0.75)
Estilo – O mapper poderá escolher tanto os tiles do RTP quanto os tiles do Mack, mas ele também tem a liberdade de mesclar os dois. O jogador também terá a liberdade de escolher personagens para usar de enfeite em eventos, mas não itens que não estejam no RTP ou nos tiles do Mack. O estilo avalia se a escolha personalizada combina, ou é visivelmente desigual. (valor – 0.75)
A nota mais baixa é 0 e a mais alta é 5. O mapa que receber a nota mais alta será o vencedor. Esse receberá uma sign exclusiva de vencedor, terá seu nome no Hall da Hacred Sall e, seu nick no fórum ficará destacado com a legenda de vencedor por um certo período de tempo.
Go go go, Sallers, enviem seus mapas! _____________________________________________________
Resultado
Antes de postar as avaliações, gostaria de me desculpar com os competidores pela demora, :P.
Cliquem nos nomes dos concorrentes para baixarem os mapas. As screens estão em spoilers logo abaixo das notas. E então, os resultados, 8D :
Mapa do Eurritimia
Começando pelos recursos, você não explorou tanto assim os tiles que foram disponibilizados. Prendeu-se ao básico, mas não caprichou no uso dele. Fez um dos seus mapas típicos, como se estivesse mapeando com os gráficos criados por você, que são simples e bonitos, mas dispensam o uso de vários detalhes. (0,25)
O mapa está bem limpo, uma característica que já vimos no mapa de seu jogo antes. Mas apesar de ter funcionado em seu jogo, em que o gráfico era mais “cartunesco”, os detalhes fizeram falta nesse mapa. Colocar mais algumas árvores ao redor, das casas e barracas, ou um gramado mais alto e flores espalhados pelo mapa daria mais vida ao cenário. (0,50)
No entanto, o grande espaço vazio deixado no mapa fez com que andar nele fosse [mais rápido, sem ter de ficar desviando de objetos que serviriam para embelezá-lo. Só serão descontados pontos aqui porque parte da graça de explorar o mapa está em ver seus detalhes, e não temos muito disso aqui. (0,55)
No estilo do mapa, vemos certas contradições: com casas pequenas e em pouca quantidade, o cenário parece ser de um humilde vilarejo. Essa visão só é reforçada quando vemos várias galinhas espalhadas pelo mapa. Mas, as casas são de tijolos, vemos vários postes nas ruas, e nenhum sinal de que os animais convivem com o povo; nada de feno espalhado pelo chão ou coisa do tipo. (0,35)
Nota final: 1,6
Spoiler:
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Mapa do Foxy Sama
Você soube aproveitar o tile para fazer uma vila meio oculta na floresta, utilizando o autotile de flores e as trepadeiras. Mas ainda podia ter diversificado mais o solo. (1,0)
Os detalhes do mapa estão bonitos, parece uma vila numa floresta meio mística. Eu disse antes que as flores no mapa estavam bonitas, e que você precisava diversificar mais o solo... E é exatamente aí que você erra. Só de dar uma rápida olhada no mapa, vemos os lugares aonde as pessoas costumam trafegar, e este local aonde o chão deveria ser de terra, até flores nasceram. Outros descuidos que perderam pontos foram as camisas sendo vendidas na loja de frutas, e a sombra que falta em cima do NPC da outra barraca. (1,25)
Sendo uma vila dentro de uma floresta, o espaço para andar é dificultado por árvores em abundancia junto com o trafego de NPCs, mas você conseguiu evitar que o personagem ficasse preso nas passagens deixando no mínimo duas passagens para o mesmo lugar. (0,60)
O estilo do mapa ficou muito confuso. O clima meio místico e misterioso combinou com o personagem, isso e a tela escurecida, que dá a sensação de noite e eleva a coerência entre o mapa e alguns dos NPCs bizarros – sem contar no símbolo mágico na parede de uma das casas. No entanto, esse clima místico e coesão foram quebrados por NPCs comuns que andam tranquilamente entre as criaturas sinistras, pelas borboletas que estão voando de noite, e pelas galinhas em cima do telhado (?). (0,45)
Nota final: 3,3
Spoiler:
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Mapa do Matt RvdR
Seu mapa é bem simples, você utilizou o básico do RTP, mas ainda assim soube como fazê-lo. Utilizando relevos para não deixar o mapa monótono. Os muros de pedra, pilastras e a grande escadaria deram a impressão de um mercado real, perto do castelo. (1,0)
O mapa está bonito. Você conseguiu deixar os detalhes sem que eles ficassem exagerados, cansativos ou repetitivos. E só de andar pelo mapa conseguimos sentir seu clima. As únicas coisas estranhas nele são: As mercadorias que estão espalhadas pelo mapa sem ninguém por perto, ou sem motivo aparente para estarem lá (é só ver no canto superior direito, as frutas depois do lago artificial), e a loja de itens que vende armas e armaduras. (1,75)
Até que o mapa tem um bom espaço para andar, mas em algumas partes os NPCs nos prendem, e isso daria certa raiva se o jogador estivesse com pressa no jogo. (0,55)
O mapa seguiu bem seu estilo: Um mercado real bem agitado, mesclando alguns NPCs de aparência mais pobres com outros de visual pouco mais nobre. (0,60)
Nota final: 3,9
Spoiler:
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Mapa do Makisso
Você utilizou os recursos disponibilizados de modo que eu jamais pensei em usar, combinando a ponte com cachoeiras artificiais, ou mesmo colocando uma grade de proteção de madeira nela. (1,60)
O centro comercial está bem mapeado, deixando parecer que é um centro comercial mais para os nobres, considerando o piso, a arrumação, e a aparência da maioria da “população”. Os únicos erros desse mapa são: O pedestal com flores na escada, que deveria estar no piso, numa superfície plana. As casas são imensas comparadas com as pessoas. O Inn poderia passar por essa, já que ele precisa abrigar muita gente, mas a outra casa não tem desculpa. Outra coisa que quase passou despercebido foi a chaminé, que está separada da casa. (1,70)
O mapa é grande e tem poucos NPCs. Não tem quase nada para nos impedir de andar, mas seria descontado ponto a falta dos NPCs se esse não fosse um centro comercial da nobreza. Os únicos pontos descontados serão do velho e da menina lá em cima, por eles prenderem a passagem até chegarem ao local em que estão programados para parar. (0,50)
O estilo do seu mapa parece ser um centro comercial quase que privado da nobreza, e nisso, a aparência dos NPCs, a quantidade deles e a aparência das construções combinaram muito. (0,60)
Nota final: 4,4
Spoiler:
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Parabéns para Makisso que mereceu a vitória pelo seu excelente mapa. Aproveito para agradecer a todos os competidores por participarem do concurso. Sem vocês, obviamente, ele não seria possível, 8D.
Até a próxima, o/.
Última edição por Dattz em Sáb Dez 19, 2009 9:21 pm, editado 1 vez(es)
KáHh Soldado
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Qua Nov 11, 2009 2:45 pm
Só existem concursos de mapas para VX neste mundo? :/
Poderiam escolher um tileset e adaptálos tanto para VX quanto pra XP. Assim, mapas seriam julgados por um unico tema, o deixaria a competição mais acirrada.
Dattz Major
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Qua Nov 11, 2009 4:51 pm
Hmm... O próximo será de XP, KaHh. :P
Dattz Major
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Sex Nov 13, 2009 10:04 am
Só upando o tópico para lembrar que o prazo para mandar os mapas está acabando, faltam três dias (16/11), portanto, aproveitem o final de semana para fazer e mandar seus mapas! 8D
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Sáb Nov 14, 2009 11:58 am
Alguém já mandou algum mapa?
Foxy Sama Cabo
Ocupação : Power OverWhelming...
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Ter Nov 17, 2009 5:50 pm
Malz ae, não deu nem pra participar do concurso por umas coisas q aconteceram, mas espero ver qm ganhou!!! >.<'
Dattz Major
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Ter Nov 17, 2009 10:11 pm
Por falta de competidores o prazo do concurso se estenderá até dia 25/11 (próxima quarta-feira). Portanto, quem não conseguiu mandar seu mapa, aproveite esse prolongamento do prazo.
Foxy Sama Cabo
Ocupação : Power OverWhelming...
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Qua Nov 18, 2009 6:33 pm
OBAAA...então vaid ar tempo...^^
Dattz Major
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Ter Nov 24, 2009 7:20 pm
AMANHÃ TERMINA O PRAZO! MANDEM OS MAPAS, GOGOGO! 8D
Lani Romée Major
Registro : Lanisso : Humano : Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3
Assunto: Re: [Concurso] 1º Concurso de mapas da Hacred Sall Qua Nov 25, 2009 7:47 pm
Prêmio de última hora: O vencedor desse concurso vai levar pra casa um convite do cobiçadíssimo Google Wave! Se não sabe o que é, eduque-se: