InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Aula de violão: Método Romée

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lani Romée
Major
Major
avatar

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

MensagemAssunto: Aula de violão: Método Romée   Dom Jan 23, 2011 1:25 am

Quase todo mundo tem um violão encostado em casa, mas poucas pessoas sabem tocá-lo.
Foi pensando nisso que eu resolvi desenvolver um método minimalista e bem toscão para lecionar violão fugindo de tudo quanto é teoria musical, pois é melhor que se toque mal um instrumento do que deixá-lo abandonado e sem uso. Meu método é baseado em técnicas mnemónicas e visuais para auxiliar a compreensão pelo completo leigo musical, e minhas aulas serão atualizadas conforme minha conveniência.

A primeira aula trata sobre apresentação das convenções visuais do curso, postura e afinação.


AULA 1

Uma vez um entrevistador perguntou ao Elvis como ele aprendeu a tocar o violão, e logo desatou a perguntar sobre técnica e o diabo a quatro. O Rei, visivelmente irritado, apontou o dedo na cara do rapaz e disse: "Técnica o belo de um cacete, rock n' roll é CORAÇÃO!" Se o Rei falou, tá falado.

Meu método vai te ensinar a tocar com o coração. Isso significa que vai te ensinar a tocar mal e completamente errado, mas com sentimento - esse é o preço que se paga pra ter aulas fáceis. No futuro, talvez, o curso até pode se aprofundar se houver interesse; mas pra ter interesse a pessoa precisa tocar antes, mesmo que mal. O segredo é na propaganda. Os punks foram cretinos sem talento que ficaram tirando uma ondinha de malandróvsky - enquanto a galera do rock n' roll tocava pra caralho no auge dos anos 70, os punks, todos péssimos instrumentistas, inventaram a desculpa do "ah meu, foda-se o sistema, é isso ae, vou tocar do jeito simprão que é o que eu pega, não sou conformista, não sigo regras, foda-se técnica na música".

Repita comigo: Eu sou rock n' roll. Eu sou punk pra carajo. E não se deixe intimidar por gente que toca melhor, esses cretinos que tocam melhor acham que são todos legaizões mas não se deixe dominar não, empine o nariz e se der bobeira, comente pra alguém do lado: "Pff, esse cara toca mó sem sentimento". E se algum desses canalhas vier com diquinhas construtivas, do alto de seus tronos de superioridade, você não baixa a cabeça também não. Por exemplo, se alguém vier com um "poxa, você deveria treinar digitação", ou um "cara, suas pestanas tão abafadas", você vira e fala: "FODA-SE DIGITAÇÃO, FODA-SE PESTANA, NEM SEI QUE MERDA É ESSA, EU SOU ROCK N' ROLL, EU SOU PUNK". Lembre-se disso, essa é a base para o método Lani Romée.

Vamos então apresentar como funciona o mapa do braço do violão que será utilizado para guiar as aulas.

Spoiler:
 


Ali no alto do quadro, podemos ver o mapa do braço onde à esquerda fica a mão do violão e à direita o bojo do instrumento.
O desenho do violão e a posição das mãos estão ali para auxiliar a visualização: o mapa deve ser entendido como se fosse uma visão em primeira pessoa do violonista, de cima pra baixo, assim como a imagem de baixo indica.

A primeira lição de postura é simples: Não importa se você é canhoto ou destro, TOQUE DESSA FORMA. Essa história desavergonhada que dita que canhoto precisa de instrumento pra canhoto é idiotice e é lorota. É pura safadeza mesmo. Assim como homem que é homem aprende a comer brócolis sem fazer cara feia nem reclamar, homem que é homem toca do jeito correto sendo destro ou canhoto. Nenhum canhoto compra carro com a direção invertida na direita simplesmente porque isso seria idiota por inúmeras razões. Não seja um idiota que compra carro com a direção invertida. Se você, canhoto, for bobão e aprender a tocar em um instrumento pra canhoto - AVISO, você é uma besta quadrada e vai se ferrar procurando instrumento. E quando tiver um violão dando sopa por aí em um churrasco, na praia, na casa de um amigo.... Você não vai conseguir tocar porque, adivinha, são raros os instrumentos para canhotos. Não seja idiota: Aprenda a tocar que nem gente normal. Não é impossível sequer mais difícil do que é pra um destro - é tudo questão de costume.

Se você é destro é isso aí.

No método Lani Romée você não precisa se preocupar com questões como: "em que perna eu apóio o violão", ou "onde eu encosto o polegar da mão esquerda", ou "quantos graus o violão precisa estar em relação ao corpo" - Faça o que você quiser, você é rock n' roll, você é punk.

Agora que entendemos a disposição do braço do violão, vamos aprender como afiná-lo:


Spoiler:
 


As cordas se contam de baixo pra cima, conforme indicado à esquerda do infográfico. A corda mais fina, de som mais agudo, é a corda 1; a logo acima, a 2; em seguida, a 3... E assim em diante, até a corda mais grossa, que é a 6. Esses tracinhos verticais são chamados trastes, e o espaço entre eles recebe o nome de casa, como indicado embaixo. A casa 1 é a primeira casa, a casa 2 a segunda, etc..

Se o seu violão estiver encostado em casa, tenha a certeza que ele está desafinado. O violão é um instrumento que desafina rapidamente, e dependendo da qualidade, MUITO rapidamente. É importante que o violonista saiba afiná-lo já que precisará fazer a manutenção constante dele. Mas desde já eu prometo que essa lição vai ser a mais difícil de todas que eu vou dar: se você conseguir fazer o que eu peço agora, garanto que você vai conseguir lidar com o resto do método. Vai tocar mal, mas vai tocar - Eu prometo!

Outros professores melhores ensinariam que a corda 6, quando tocada solta, emite a nota Mi. Eu não vou ensinar nada disso, isso que se foda, a gente é rock n' roll. Pega o violão do jeito que tá e faz o que eu vou falar agora:

Coloca qualquer dedo na casa 5 da corda 6 e toca. Essa nota que você tocou, que sabe-se lá Deus qual vai ser no seu violão, tem que emitir a mesma nota da corda 5 solta. Se não soar igual, você segue com os olhos aonde a corda 5 vai parar ali na mão e gira a tarracha correspondente pro lado que for até que o som seja o mesmo. Já deixo claro: Se você não manja nada de música, com toda a certeza seu ouvido não é treinado o suficiente pra perceber quando o som é exatamente igual. FODA-SE, VOCÊ É PUNK, CE TÁ CAGANDO E ANDANDO PRA ESSAS COISAS DESIMPORTANTES COMO NOTA CERTA. Faz ficar o mais parecido possível, até você sentir que já dá. É isso aí mesmo, só no coração.

O esquema de cores do infográfico mostra que casas precisam soar igual que cordas soltas. Só pra não deixar a explicação meia-boca, vou transcrever aqui:

Corda 6, casa 5 = Corda 5 solta
Corda 5, casa 5 = Corda 4 solta
Corda 4, casa 5 = Corda 3 solta
Corda 3, casa 4 = Corda 2 solta
Corda 2, casa 5 = Corda 1 solta

Fez isso? Você tem nas mãos um violão punk, preparado para as próximas aulas.





Última edição por Lani Romée em Sab Jan 29, 2011 9:45 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
popocake
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel
avatar



Registro
: Bolo
: Humano
: Admin 1 / Procrastinador 16 / Marvel zombie 9

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Dom Jan 23, 2011 11:09 am

esse engócio de música é muito complicado

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Abner é um cara legal!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://hacredsall.forumeiros.com/
Caio Mx2
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel
avatar

Áries
Registro
: Mx2
: Humano
:

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Dom Jan 23, 2011 4:28 pm

Quantas casas espanto

Quando meu irmão estava aprendendo a tocar violão eu tentei tocar um pouco ele tentou me ensinar o básico mas não consegui... sou muito impaciente pra esses negócios.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gubudugu
Major
Major
avatar

Câncer Ocupação : +gu

Registro
: Gu
: Animal
: belezinha lvl3 / lagado lvl12 / desisto lvl6

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Dom Jan 23, 2011 7:13 pm

Aeaeaeae
já animei a tirar o violão do armário pra aprender, por causa da aula

agora só falta a vontade hihi
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://twitter.com/Gubudugu
Gubudugu
Major
Major
avatar

Câncer Ocupação : +gu

Registro
: Gu
: Animal
: belezinha lvl3 / lagado lvl12 / desisto lvl6

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Dom Jan 23, 2011 7:41 pm

To terminando de afinar o violão, protno pra próxima aula rsrs

eu poderia passar um programa que ajuda a afinar o violão pelo microfone, mas acho que atrapalharia seu método... e também não lembro o nome do programa

CAIO PEGA O VIOLÃO AE, vamo aprende junto
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://twitter.com/Gubudugu
Lani Romée
Major
Major
avatar

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Dom Jan 23, 2011 10:51 pm

Pode passar o programa, Gu, mas o negócio é que voce nem sempre vai ter o software ou um afinador à disposição. Meu método é punk.

Amanhã posto a próxima aula, só preciso que seja de dia pra eu poder tocar e gravar guias.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Lani Romée
Major
Major
avatar

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Seg Jan 24, 2011 11:33 am

AULA 2


Nessa aula vamos aprender duas musiquinhas. A primeira é uma favorita dos roqueiros do mundo, Smoke in the Water:

Spoiler:
 

Deu pra entender, não deu? Os quadradinhos assinalam que casas e que cordas pressionar - os dedos você escolhe. Com a mão direita você pode sentar o braço em todas as cordas, sem se preocupar se vai incomodar todo mundo na casa, ce tá nem ae pra isso. Existem passagens aí no infográfico que não tem nenhum quadradinho rosa: Isso significa que é pra você tocar sem pressionar nenhuma casa com os dedos da mão esquerda, simples assim.

Baixe o guia mp3, que mostra como se toca a música seguindo exatamente as instruções do infográfico, primeiro devagar pra entender... E depois na velocidade que você tem que conseguir tocar depois de treinar.

mediafire.com ?4052d2rv6nb44y9

AE AE AE agora você já sabe tocar um ROQUENRROU!



Pra essa segunda música precisamos aprender mais uma coisa antes: Como palhetar.
Pra começo de conversa, se você não tiver palheta não precisa usar. Eu mesmo não gosto de tocar violão de palheta, eu gosto de socar os dedos nas cordas mesmo, tocar na fúria até a ponta das unhas sangrarem... Mas se você for um desses caras mais delicadinhos você pode tocar de palheta. O importante nessa história é entender que "palhetada" é como as pessoas chamam os golpes de mão direita nas cordas e que as faz emitir som. Pro nosso método existem apenas dois tipos de palhetada: O Blém e o Blom.

O Blém é a palhetada que vai de cima pra baixo, ou seja, da corda 6 pra corda 1.
O Blom é a palhetada que vai de baixo pra cima, ou seja, da corda 1 pra corda 6.

Agora que você sabe isso, vamos ao mapa:

Spoiler:
 


Óóóó que beleza, é um flamencão espanhol! Só que punk!
Essa música, apesar de conter menos posições de dedos do que a Smoke in the Water, é um pouco mais avançada por causa da palhetada. Vamos ouvir como tocá-la, primeiro devagarzinho... Depois na velocidade correta.

mediafire.com ?l5311unmn7xd11t


Preste atenção na palhetada:

Blém
blém-blom-blém-blom-blém
blém-blom-blém-blom-blém
blém-blom-blém
blém-blom-blém-blom-blém
blém-blom-blém-blom-blém
blém
E volta desde o começo.

As palhetadas em negrito são os pontos que você deve trocar de posição com a mão esquerda.
Facinho, vai, tranquilo.

É isso aí, bando de punk do mal 666 do róque, treinem essas duas musiquinhas e toquem bastante que na próxima aula vamos aprender músicas legais, e não essas merdas!


Última edição por Lani Romée em Seg Jan 24, 2011 3:08 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Headbanger
Capitão
Capitão
avatar

Aquário
Registro
: Boca
: Humano
: 3 moderador / 3 headbanger / 10 hacredista

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Seg Jan 24, 2011 2:17 pm

ensina uma música legal pra dedilhar, façavor.

Não gosto mais de palhetar :l

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar ao Topo Ir em baixo
Lani Romée
Major
Major
avatar

Câncer
Registro
: Lanisso
: Humano
: Bard 7 / Playwright 7 / Boxer 5 / Iron Chef 5 / Ace Attorney 3

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Seg Jan 24, 2011 3:10 pm

Posso ensinar, mas não nesse método. Esse método é punk, dedilhado não é coisa de punk.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.bigapplethreeam.blogspot.com
Hugo Lima
Aspirante
Aspirante
avatar

Câncer

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Seg Jan 24, 2011 7:06 pm

Comecei a ter aulas de violão há uma semana... Mas vou tentar o método Romée. rs
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gubudugu
Major
Major
avatar

Câncer Ocupação : +gu

Registro
: Gu
: Animal
: belezinha lvl3 / lagado lvl12 / desisto lvl6

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Ter Jan 25, 2011 6:21 pm

D'accord afinador 3.0 com crack
4shared.com/file/2nwYDpTY/DAccord_Afinador_30cr4ck.htm

Vale a pena usar quando não consegue afinar pq n ta acostumado de ouvido, mesmo que não se importe com isso, pq quando começar a tocar vai pegando o jeito e aprende a afinar com a pratica.

to treinando essas musicas ae star
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://twitter.com/Gubudugu
Headbanger
Capitão
Capitão
avatar

Aquário
Registro
: Boca
: Humano
: 3 moderador / 3 headbanger / 10 hacredista

MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   Sex Jun 03, 2011 8:59 pm

decidi parar pra ler as aulas. Achei bem interessante.
Percebi que eu tenho pouca experiência com palhetadas. Quando eu fazia aula eu só queria saber de solos, riffs e muita paulera. Isso me fez perder atenção pros rands com violão que tocam sertanejo.


...Lani, ensina mais!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Aula de violão: Método Romée   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Aula de violão: Método Romée

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Hacred Sall :: Trincheira :: Fanfarra-
Ir para: