InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Sistema simples de movimento de câmera

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
IDrownFish
Soldado
Soldado



MensagemAssunto: Sistema simples de movimento de câmera   Ter Jun 30, 2009 11:27 pm

Atualização: por algum motivo todas as imagem nas quais dei upload no imageshack sumiram. Até eu resolver o problema, procurem se orientar pela DEMO.

Esse sistema é interessante para ser usado em conjunto com acessórios de jogos de aventura, como binóculos.

Consiste em um sistema simples de movimentação de câmera, com retorno à posição inicial.

Primeiro vamos criar um evento comum chamado Movimento de Câmera. Quando ativado, esse evento proibe a movimentação do personagem e movimenta a tela, de uma maneira muito rápida, em seu lugar. Criemos várias condições, uma dentro da outra: se o jogador estiver com a movimentação de câmera ativada e estiver pressionando a tecla que movimenta o personagem para baixo, a câmera se moverá no lugar do personagem. Para isso, devemos congelar o movimento do personagem (colocando uma espera neste) e movimentar a tela em seu lugar. Como vocês podem ver na imagem, para cada unidade de comprimento andada pela câmera em qualquer direção, armazenamos uma unidade em uma variável específica. Esta variável será utilizada depois no Retorno.

O segundo evento paralelo é o que irei chamar retorno. Após fazer sua viagem, a câmera precisa voltar à sua posição original. Logo, utilizaremos as variáveis anteriormente armazenadas. Nesse segundo evento, serão colocadas uma série de condições que relacionarão o movimento da câmera com essas variáveis. Como podem ver na imagem a seguir, para cada unidade que a câmera andou para baixo, ela andará uma para cima, na mesma velocidade.

NOTA: É IMPERATIVO QUE SE COLOQUE A ESPERA EM AMBOS OS EVENTOS. Otherwise o jogador pode nem conseguir voltar para onde o personagem está.

O terceiro e último passo é a ativação. Coloque um evento paralelo semelhante ao da figura em cada mapa em que você quiser permitir o movimento de câmera. Nesse evento, coloque as condições que você quiser para a ativação dos dois eventos, tendo certeza que um NUNCA estará ativado junto com o outro. Pronto! Você tem um sistema de movimentação de câmera, e mau perdeu cinco minutos da sua vida...

Nota: No caso da DEMO, a alternância entre os 2 processos pararelos principais se dá pelo pressionamento ou não da tecla SHIFT.

Link da demo:

rapidshare.com Movimento_de_c_mera.exe
Voltar ao Topo Ir em baixo
Matt RvdR
Capitão
Capitão
avatar

Escorpião

MensagemAssunto: Re: Sistema simples de movimento de câmera   Qua Jul 01, 2009 12:32 am

Não tenho muitas coisas a comentar. Um tutorial interessante, eu mesmo nunca tinha pensado em fazer um sistema como esse aqui. ^.^

O tópico também está organizado, e o tutorial é de fácil compreensão, acredito que com as screens vá ficar mais fácil ainda... Parabéns pela idéia! : D

Obrigado pela atenção,

até mais! ^^
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Sistema simples de movimento de câmera

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Hacred Sall :: Centro de Operações :: Armazém :: Programação em eventos-
Ir para: