Hacred Sall
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 Curso de Flash!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Eurritimia
Tenente
Tenente
Eurritimia

Gémeos
Registro
: Eurritimia
: Humano
: Flash Master lv.11; Maker lv.08; Mago lv.03; Druida lv.03; Vanessa lv.01

Curso de Flash! Empty
MensagemAssunto: Curso de Flash!   Curso de Flash! Icon_minitimeSáb Abr 16, 2011 12:24 am

Bom, a pedidos da galera, vou começar um curso de flash. Vou começar pelo básico, mas depois vou passar a tópicos mais interessantes.

Primeiramente, vocês vão precisar baixar o flash. Para fins didáticos, usarei o CS3, mas tem o CS5 disponível por aí. A diferença entre o CS3 e o CS4 está mais na parte de animações. No CS4 temos mais recursos para animar do que na versão anterior, mas em termos de Actionscript (a linguagem de programação do Flash), não há muita diferença.

Aonde eu baixo?
Tem no site da Adobe uma versão trial de 30 dias. Vai lá, baixe e divirta-se.
Não tem uma versão não-trial?
Tem sim, é só comprar o programa. Nem é muito caro. rolleyes
Ah, mas eu quero uma versão não-trial grátis!
sai pra lá



Lição 1 - O Básico

Então comecemos com o programa. Esta é a janela que vai aparecer ao apertar Ctrl+N, ou escolher File > New...

Spoiler:

Tem várias opções de como criar seu novo documento em branco, mas vamos deixar a primeira opção mesmo, de Flash File (ActionScript 3.0) Vamos em frente que aí vem gente!

Esta é a tela de trabalho do Flash:
Spoiler:

Vamos começar explicando as paradas ae:
Spoiler:

O círculo numerado com o número 1 é a timeline. Vocês a usarão muito para fazer animações e organizar seus desenhos em camadas.
O círculo 2 indica as propriedades do documento em questão, como fundo, tamanho, quadros por segundo and so on.
O círculo 3 é a barra de ferramentas.
E o 4 é a área de trabalho, onde efetivamente começamos a desenhar.

Conhecendo a barra de ferramentas

Spoiler:

Atenção ao círculo 3. Vamos vê-lo com mais detalhes:

Curso de Flash! 5623106101_51f1f7ec58_oA seta nigga é pra selecionar objetos ou grupos de objetos.

Curso de Flash! 5623106005_66f9c06aba_oA seta branca é para selecionar os pontos de bézier (uns quadradinhos que aparecem no contorno) e brincar com eles.

Curso de Flash! 5623693570_0f1686c0df_oA setinha com um retângulo com pontos é a ferramenta de transformação. É aqui que vocês vão usar a ferramenta pra aumentar/diminuir objetos, distorcê-los...

Curso de Flash! 5624586674_dc2ba79b93_oEsta é a ferramenta de texto, usada para escrever texto.

Curso de Flash! 5624020633_c33ab7697a_oFaçam incríveis linhas retas usando esta ferramenta!

Curso de Flash! 5624020229_c85c0fb41b_oEsta ferramenta é para criar retângulos e quadrados. Ao se clicar nela, temos mais de uma opção, vejam abaixo:

Curso de Flash! 5624020519_12dd216ac6_o
A primeira opção é para criar retângulos.
A segunda opção é para criar elipses.
A terceira e a quarta opções também são para criar retângulos e elipses, mas eles ficam agrupados e vocês podem editá-los mais tarde.
A quinta opção é para criar polígonos diversos. O padrão é criar pentágonos, mas dá pra alterar isso aqui embaixo:

Curso de Flash! 5624643602_2435c693cf_o

E então este menuzinho aparece:
Curso de Flash! 5624091623_85a42d5d35_o

Não vou perder meu tempo explicando o que cada negocinho faz, fica como dever de casa* descobrir isso.

Curso de Flash! 5624610038_2d501a052e_oFerramenta de lápis, ela cria um contorno ao ser usada.

Curso de Flash! 5624610166_fbc2792aa2_oFerramenta de pincel, ela cria um preenchimento em forma de contorno ao ser usada.

Curso de Flash! 5624145327_f0437a2207_oÉ a ferramenta de nanquim, ela cria ou altera contornos de um objeto na área de trabalho.

Curso de Flash! 5624610262_e4257035bf_oEsta é a ferramente de balde de tinta, que cria ou altera preenchimentos de um objeto na área de trabalho.

Curso de Flash! 5624610782_12e32ce881_oO conta-gotas serve para pegar a cor de um contorno ou preenchimento de um objeto. Não funciona se um objeto não for selecionado.


*odeio quando professor diz isso, pra mim ele tá com preguiça de explicar, o que no meu caso é a mais pura verdade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.flickr.com/photos/Eurritimia
 

Curso de Flash!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hacred Sall :: Trincheira :: Divisão de Engenharia :: Discussões/Notícias-
Ir para: