Hacred Sall
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 A nova geração maker

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Matt RvdR
Capitão
Capitão
Matt RvdR

Escorpião

A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitimeDom Jun 28, 2009 7:13 pm

Primeiramente, devo deixar claro que esse texto foi escrito a um tempo atrás(muito tempo atrás), quando fiquei um pouco "bravo" com as atitudes de alguns usuários em outro fórum sobre o maker. ._.
E sobre Angellus, é um antigo projeto meu...

Então, vamos ao texto...


- - - - - - - - - - - - - - -

- A nova geração Maker -


Acredito que hoje todos os jogos feitos por RPG Maker perderam muito de seu potencial.Se compararmos com jogos de nome feitos antigamente, veremos que os makers se esforçavam muito mais para deixar o nome de seus projetos na história.

Hoje, a grande maioria dos makers é totalmente sem criatividade, ou então não fazem esforço nenhum para transformar seus jogos de uma maneira que se destaquem.Um verdadeiro maker, na minha concepção, é aquele que corre atrás da inovação, que não se contenta em usar algo que já foi usado antes, principalmente quando já foi usado em outro projeto.Jogos bons se fazem através da inovação.

Em Angellus, por exemplo, estou fazendo o máximo para transformar o projeto de uma maneira que ele não lembre outros jogos pelos seus gráficos.Estou correndo atrás de rips, e sempre que encontro algo que me agrade, tranformo aquilo para algo que me seja útil.Pouca coisa(diria quase nada) visto em meus jogos já veio pronto, desde a corujinha branca que voa para lá e para cá até as árvores e vegetações variadas tiveram que ser transformados, trabalhados e refinados para que se adequassem ao maker.As vezes acho injusto isso, pois enquanto alguns makers se esforçam dessa maneira, outros querem apenas a obra finalizada, obra que depois de tanto custo foi conquistada por alguém, e nem ao menos pensam em todo o trabalho que foi feito para deixar aquilo da maneira que está.

Não estou dizendo que meus projetos são jogos melhores ou piores, pois incluo eles nessa geração onde as coisas já vem prontas.Bons tempos aqueles em que os jogos que surgiam(e prometiam ser bons) eram criados após muito esforço e muitas horas de dedicação do seu maker, este que não encontrava todos os arquivos que queria já prontos para Download.

Podem chamar de egoísmo, ou então entender o meu lado.Quero apenas incentivar essa nova geração de makers(que não chegaram nem ao mesmo conhecer as versões passadas, ou o tempo em que o maker 2000 imperava) a criarem algo novo, e ao mesmo tempo quero valorizar todo o trabalho que tive para encontrar todos os gráficos sendo utilizados no jogo.Portanto, irei sim disponibilizar algumas coisas de Angellus aqui no fórum, como os sistemas, mas a parte gráfica, provavelmente eu vá liberar pouca coisa, pois acredito que qualquer um aqui pode fazer um pequeno esforço e encontrar bons gráficos para seus jogos(e não estou falando daqueles que já vieram prontos para serem usados no maker.Até o paint serve como programa de edição,ok?)

É isso, espero que não interpretem mal meu pequeno "desabafo", pois acredito que seja apenas um pedido para que a nova geração que está aí abra os olhos e entenda qual o verdadeiro significado de ser um maker! [/font]

(21/01/09)
- - - - - - - - - - - - - - -


Bem... Não é um texto muito bom, e nem é algo muito importante para a comunidade Maker, mas acho que seja uma leitura interessante para quem ingressar agora no mundo do programa, para que não caia nos mesmos erros que uma grande parcela da nova geração comete. : )

Bom, é isso...

Muito obrigado pela atenção,

até mais. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Cronus
Soldado
Soldado
Cronus

Capricórnio

A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: Re: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitimeQui Jul 09, 2009 1:31 pm

Citação :
Não é um texto muito bom, e nem é algo muito importante para a comunidade Maker
Daí que você se engana, é algo MUITO importante pra comunidade maker.Hoje em dia é tudo pronto, tudo na mão.A sua análise da situação de hoje em dia é totalmente verídica, falta de criatividade e de esforço.

Na época do rm2k, o cara que fazia um menu ou sitema de batalha customizados era considerado O CARA, temos como exemplo o Tanatos.Hoje, a coisa mais fácil e cômoda que existe é entrar em qualquer site, pegar um script feito por qualquer um, ver se é legal, copiar e colar no projeto.Não dou credibilidade mesmo pra jogos comunzinhos de qualquer um que só copia e cola.Esforço é o fundamental, nem que seja pra arranjar uns gráficos novos ou fazer um sistema inédito pro próprio jogo.

Adimiro quem se esforça pra fazer algo realmente bom hoje em dia, com tanta capacidade dos makers novos, 5% da comunidade nacional sabe aproveitar e consegue fazer algo decente.Muita gente arranja desculpa dizendo que é questão de talento, mas fazer um jogo decente num programa amador é uma questão de esforço e bom gosto.

Gostei muito do texto cara, é um assunto muito importante pra ser abordado e não dá pra ser ignorado.
Ir para o topo Ir para baixo
Matt RvdR
Capitão
Capitão
Matt RvdR

Escorpião

A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: Re: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitimeQui Jul 09, 2009 10:31 pm

Obrigado pela consideração Cronus. Esse artigo eu escrevi já faz um bom tempo, quando ainda era membro assíduo da RMB. Mas não faz tanto tmepo para que as coisas tenham mudado. Como sempre digo, um maker sempre pode inovar, e não precisa de muito para isso. ^^

Obrigado pela atenção,

até mais. o/
Ir para o topo Ir para baixo
Thi
Soldado
Soldado
Thi

Touro

A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: Re: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitimeQui Ago 13, 2009 1:31 am

Acho que "isso" (não sei exatamente ao que "isso" se refere, pois lão li o texto) pode evoluir, assim, os makers criarem suas próprias ferramentas maker. Não adianta ser um maker, se não tiver um estilo próprio, com seu próprio jeitinho brasileiro de resolver os bugs etc..

Eu acho que num futuro não tão distante, "makers" criarão ferramentas makers.
Ir para o topo Ir para baixo
Book Brat
Aspirante
Aspirante
Book Brat

Touro Ocupação : Eventer e Mapper

A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: Re: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitimeQui Ago 13, 2009 12:33 pm

Já comentei sobre este texto na RMB e na falecida SH, e não hesito a comentar aqui. A nova geração maker, a do copia e cola realmente fez com que o nível dos jogos de hoje abaixasse e muito.
Claro que criar seus resources e scripts é algo que poucos tem a habilidade. A história é que usam essa desculpa para deixar o jogo inteiro RTP. Escolhem um anime, faz um jogo inteiro com RTP (imagina um Adam-pikachu... trágico), colocam 7 dúzias de scripts e mal usam meia dúzia deles. Ainda que você não saiba como criar, junte! Use o copiar e colar para outra coisa! Pega uns tilesets legais, usa os chars do charmaker e as faces de algum outro ator, já é um começo.
Aos poucos dá pra ver que não é tão complicado assim. Então tenta remodelar o char do charmaker, procura um autor diferente de faces, dá uns recolors nos seus tilesets e pega mais alguns e coloca em charsets.
Eu não estou dizendo aqui que eu não uso trabalhos dos outros quanto a scripts e resources, mas no que eu posso mudar, customizar, eu mudo. Espero que outras pessoas possam cair na real quando ver esse texto, de fato é muito bom.
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogs.rpgmakerbrasil.com/bookstore/
Gubudugu
Major
Major
Gubudugu

Câncer Ocupação : +gu

Registro
: Gu
: Animal
: belezinha lvl3 / lagado lvl12 / desisto lvl6

A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: Re: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitimeQui Ago 13, 2009 11:17 pm

Esse txto é ótimo na verdade.
Eu acho que ja tinha lido ele antes, mas ofi bom ler denovo.
É uma pena ver tantos jogos hoje em dia, mas pra serem todos ruins, salvam poucas exceções. Prefiro não fazer nada do que fazer qualquer coisa de qualquer jeito só pra falar que fiz.
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/Gubudugu
jackmcmorrow
Aspirante
Aspirante
jackmcmorrow

Ocupação : Papai Noel 8-bit

A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: Re: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 12:53 pm

É bom considerar que nem sempre inovar nos gráficos é a única maneira de criar algo inovador. Uma boa história, sistemas interessantes e coisas assim podem muito bem criar ótimos jogos. Eu sou muito mais um bom jogo feito com gráficos de RTP, do que um jogo em que você mais olha pra gráficos bonitos do que se diverte.

Eu até sou, pessoalmente, contra deixar de colocar os gráficos do seu jogo. Nada pessoal, claro, cada um faz como prefere, mas eu mesmo só sei editar gráficos e acho que essas edições sempre podem ajudar outras pessoas que não sabem fazer isso. Bem como os gráficos que crio um dia serão colocados junto do meu projeto, sem problemas, para que todos tenham acesso ao que criei e possam mudar e usar da forma como preferirem...

Além do quê, nada impede que ripem gráficos do maker travado. Dá mais trabalho, claro, mas é bem simples.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A nova geração maker Empty
MensagemAssunto: Re: A nova geração maker   A nova geração maker Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

A nova geração maker

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

+
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hacred Sall :: Trincheira :: Divisão de Engenharia :: Discussões/Notícias-
Ir para: