Olá pessoal! Primeiro, uma rápida introdução: Eu não me considero "noob" no maker, em especial, no VX. Mas tem algumas coisas que sempre foram mistérios pra mim: Pixel Art, RGSS2
(o outro também, mas enfim) e
Variáveis.
Quanto à PA, eu estou tendo umas aulinhas aos poucos com o Kleptos. RGSS ainda é algo que eu não tenho tempo/saco/vontade pra aprender, então deixo pra depois. E quanto as variáveis, estou lendo e praticando com vários tutoriais que encontro por aí.
Como eu não sou o primeiro caso de pessoa que até entende de RM, mas não sabe nada sobre variáveis, deixo aqui uma listinha de tutoriais que encontrei:
Todos os tutos que encontrei em um só link! :D
Fora isso, eu tava praticando enquanto lia um tuto, logicamente; então resolvi fazer uma pequena demo com a primeira coisa que eu aprendi sobre variáveis: contagem de monstros mortos.
Como assim? Isso é bem fácil, simplesmente um contador de tais monstros que você matou, para que você possa criar um evento com a condição inicial de ter matado X monstros. Saibam mais na demo...
Variáveis, por Rizzou.
Tem uma histórinha também, vale a pena conferir.
O jeito que eu usei na demo é o mais fácil, e pode ser feito por switches. Mas há um outro caso, onde os monstros aparecem aleatoriamente no mapa(por passos), como no não dá pra fazer isso por switches, vá no
grupo de inimigos e adicione "+1" na variável de contagem de mortes do evento do monstro que for usar.