Hacred Sall
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 [Tutorial] Gestor de Arquivos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Nicool
Recruta
Nicool

Gémeos Ocupação : HTML Writter; Arquiteto nas horas vagas.

[Tutorial] Gestor de Arquivos Empty
MensagemAssunto: [Tutorial] Gestor de Arquivos   [Tutorial] Gestor de Arquivos Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 3:09 pm

Gestor De Arquivos - Para RPG Maker 2k3

Primeiramente eu gostaria de me apresentar, sou novo, mas tem uma galera q me conhece. Eu estou começando a virar maker e quando eu fui importar alguns arquivos, fiquei confuso, pois haviam muitas categorias... Meu amigo, Joseph Seraph me ajudou, e agora estou criando esse tutorial para ajudar vocês que tem alguma dúvida em relação ao Gestor De Arquivos :D

O que é o Gestor De Arquivos?
Bom, basicamente lá é onde vc vai importar os arquivos (resources) para criar seu jogo, ou exportar os arquivos lá existentes, só que não é tão simples quanto parece, há várias categorias, e é aí onde eu me confundia, e é aqui que eu irei esclarecer tudo.

Há 19 categorias dentro do Gestor de Arquivos:

1 - Backdrop
2 - Battle
3 - Battle2
4 - BattleCharSet
5 - BattleWeapon
6 - CharSet
7 - ChipSet
8 - FaceSet
9 - Frames
10 - Game over
11 - Monster
12 - Movie
13 - Music
14 - Panorama
15 - Picture
16 - Sound
17 - System
18 - System2
19 - Title

Irei explicar como cada uma funciona, e como vc fará para importar suas resources.
Bom, mãos à obra!

Como importar arquivos para o RPG Maker 2k3?
Primeiramente vc tem q possuir os arquivos à mão, depois disso, vá em "Ferramentas" e logo em seguida clique em "Gestor de Arquivos", ou simplesmente clique no ícone ao lado esquerdo da clave de sol, localizada ao lado do menu de zoom (1/1, 1/2, 1/4, 1/8).

Aparecerá uma janela, como a da imagem abaixo:
Spoiler:

Exportando

Pelo menu "Exportar" você pode exportar as imagens/sons/animações do RTP para o seu computador, e editar livremente, basta selecionar uma pasta, depois um arquivo e clicar em "Exportar", como na imagem abaixo:
Spoiler:


Importando

O Menu "Importar" serve para vc inserir seus resources no jogo, mas aí vc me pergunta:
"Nicool, como eu posso saber em qual das pastas q eu devo importar minha resource?"

Pensando nisso, criei uma breve definição para cada pasta, baseada nessa definição, vc separará as imagens e logo em seguida importará uma por uma, de acordo com a definição da imagem, se é fundo de batalha, vc coloca no Backdrop, se é um Char, no Charset, e assim em diante

Definição Das Pastas

Backdrop = É a imagem que ficará disponível para usar como fundo de batalha.
Battle = São as animações de batalha.
Battle2 = Eu não uso. É muito complicado e 1/10 dos jogos usa.
BattleCharSet = Charset de batalha (heróis).
BattleWeapon = Imagem das Armas.
CharSet = Chars.
ChipSet = Tilesets.
FaceSet = Facesets.
Frames = Eu não uso, não entendo muito, mas, até onde sei são como se fosse molduras.
Game Over = Imagens de game over do jogo.
Monster = Imagens referentes à monstros do jogo.
Movie = Também não uso, se não me engano são filmes que você pode usar durante o jogo.
Musica = Músicas que você insere aqui para usar durante a criação do jogo.
Panorama = Imagens de fundo (céu, etc).
Picture = São como os frames, mas você pode modificar, também não uso.*
Sound = Efeitos sonoros em WAV ou MIDI.**
System = systemSet.
System2 = Systemset de Batalha.
Title = A tela do título.

*: O Kay q me ajudou nessa :D
**: Eu particularmente prefiro arquivos MIDI, devido ao fato de serem extremamente pequenos, e devido ao fato de eu ser criador musical e meus sons são extraídos em MIDI, mas aí é indiferente usar WAV ou MIDI.
PS: Não confunda ".mid" com "MIDI", "MIDI" é o nome do arquivo, e ".mid" é a extensão de um arquivo MIDI.

Para não sobrar dúvidas, segue a imagem de uma importação de um Char:
Spoiler:

Caso você tenha feito tudo certo, o char será importado para o jogo e vc poderá ultilizá-lo como personagem.

Concluindo esse tutorial, gostaria de agradecer a mim mesmo por ter boa vontade de fazer um tutorial, e gostaria de agradecer ao Kay, q me ajudou numa questão e ao José, que foi minha fonte principal de pesquisa, bom, aqui se termina meu tutorial, espero q tenham gostado, abraços e até a próxima! o/


Última edição por Nicool em Dom Jul 12, 2009 1:15 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
aero
Sargento
Sargento
aero


[Tutorial] Gestor de Arquivos Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Gestor de Arquivos   [Tutorial] Gestor de Arquivos Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 3:17 pm

Legla mano, bem simpleszinho mas bem rox o tutorial.

Mesmo que eu ache que já criaram algo desse tipo choro
Ir para o topo Ir para baixo
Matt RvdR
Capitão
Capitão
Matt RvdR

Escorpião

[Tutorial] Gestor de Arquivos Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Gestor de Arquivos   [Tutorial] Gestor de Arquivos Icon_minitimeDom Jul 12, 2009 1:09 am

Ok, tutorial muito legal e bem explicado, mas, por favor, deixe todas as imagens dentro do código [*spoiler*] [*/spoiler*] (Sem asteriscos...), do jeito que está a formatação, fica impossível de ler, e acaba atrapalhando na visualização do fórum.

Obrigado pela atenção,

até mais.

---EDIT---

Bem melhor. o/
Ir para o topo Ir para baixo
andresan2009
Recruta
andresan2009


[Tutorial] Gestor de Arquivos Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Gestor de Arquivos   [Tutorial] Gestor de Arquivos Icon_minitimeDom Out 25, 2009 7:55 am

Muito bom o tutorial, apesar de ser mais para iniciantes tem coisa ai que eu nem sabia.
Continue assim.

André
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




[Tutorial] Gestor de Arquivos Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Gestor de Arquivos   [Tutorial] Gestor de Arquivos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

[Tutorial] Gestor de Arquivos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

+
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hacred Sall :: Centro de Operações :: Armazém :: Lição de Casa :: RPG Maker 2000 / 2003-
Ir para: