Time Class
A time class é um classe que importa informações como: Data, hora, mês, ano, zona, fuso-horário do Windows diretamente pro formato de String.
Particulamente sem muita serventia, mas com ela você pode...
- Criar uma versão "Gratuito para testar" de seu jogo por 30 dias, por exemplo.[/li]
- Criar um sistema de dia e noite que corresponderá ao tempo do computador.[/li]
E muitos outras...
Vamos começar!
Primeiro, é só instanciar uma variável:
- Código:
-
time = Time.new
Com isso, se você "printar" a var na tela, mostrará algo semelhante a isto:
- Citação :
- Thu May 14 19:36:18 -0300 2009
Mas, bné-sensei, gostaria que mostrasse apenas o dia. Posso?
Claro que pode! É só usar:
- Código:
-
time.day
Mas as oportunidades não param por ai não! Temos outros métodos também! Alguns deles...
- Código:
-
time.sec #=> Mostra os segundos
time.min #=> Mostra os minutos
time.hour #=> Mostra a hora
time.wday #=> Mostra o dia da semana (em integer)
time.day #=> Mostra o dia do mês
time.yday #=> Mostra o dia do ano
time.mon #=> Mostra o mês (em integer)
time.year #=> Mostra o ano
time.zone #=> Mostra sua zona (em string)
Ok! Agora você já pode sair por ai importando informações da hora do Windows.
Bné-sensei, posso alterar a hora diretamente do RPG Maker?
Não! Não conheço a classe "por dentro", por isso não sei os parâmetros de importação da hora, por isso, se você tentar modificar, apenas se modificará a string.
Revisão:Aprendemos a importa a hora e a destrinchá-la, mostra somente informações necessárias à nós. Até a próxima! (y)