Aviso: Este Tutorial só funciona no RPG Maker 2000 (Que eu percebi). Depois postarei outro (Parecido com este) para RPG Maker XP e VX.
Eu estava pensando numa maneira de criar um sistema de aviso quando a pessoa sobe de level (UPA), e pensei numa maneira bem simples, tão simples que chega até a ser besta... Mas funciona!
Como Funciona
Primeiro, importe uma imagem pra pasta
Picture com o aviso "
Subiu De Level!", ou como você preferir.
Crie um
Evento Comum com o nome de "
Level UP!" (Ou como você preferir). Esse
Evento Comum deve funcionar como
Processo Paralelo.
Agora, crie uma variável com o nome de
level (Tanto faz) que
equivalha ao nível do Herói.
Então crie outra variável com a mesma função (Nível do Herói) com outro nome (
level2).
Acima desta ultima variável, crie uma condição em que a variável
level seja muito maior que 1 (Se não fizer isto, vai aparecer o aviso assim que começar o jogo, mesmo se o personagem não subir de level).
Dentro desta
condição, crie outra em que a variável
level seja muito maior que a variável
level2.
Dentro desta ultima
condição, você deve colocar o que você quizer que apareça quando subir de level, pode mostrar a imagem de aviso que você importou e colocar um efeito sonoro.
[img width=684 height=500]https://2img.net/r/ihimizer/img33/7200/levelup.png[/img]
Já que a variável
level está acima das condições, e a variável
level2 está abaixo, assim a variável
level vai estar mais atualizada que a variável
level2. Então, quando você subir de level, a variável
level vai estar 1 numero maior que a variável
level2, e vai aparecer o aviso que você colocou.
Aqui está uma imagem de como ficou este sistema no meu jogo:Espero ter ajudado. ;)
PS: Se você quizer postar esse tutorial em outra comunidade, pesso que coloque os créditos de quem fez (Eu, Drogo).