Thi Soldado
| Assunto: Vários eventos e tutos. Ter Jun 30, 2009 11:30 pm | |
| Olá galera! sou novo aqui no fórum (e já gostei desse! suporta flash :D) Bem, aqui terá alguns eventos e tutos que eu criei ^^ então lá vai..
TUTOS:Barras HP/MP- Spoiler:
olha.. uma dica .. leia com calma .. se pá, leia várias vezes.. até vc ter certeza que vc entendeu ... Você sabe o que é uma barra de HP.. certo? .. então.. quando ela tá cheia.. HP tá no máximo .. quando ela tá vazia.. HP tá no zero .. até aqui tá fácil .. se fosse só isso, dava pra por duas condições: Se HP = Hp max Se HP = 0 aí mudaría.. barra cheia barra vazia .. mas não vamos fazer isso, pq a barra mostra valores entre o nada e o tudo entendeu? ... Vamos supor que o HP total..máximo.. 100% seja 2 .. esse não é um número tão grande e é fácil pra entender .. então o HP max dele é 2 .. quando a barra estiver a 100%, o HP vai ser 2 também, né? .. é .. mas como saber a porcentagem quando o HP for menor que 2? ..nessa hora, ou o HP vai ser 1 ou vai ser zero .. daría pra fazer em apenas três condições.. HP=0, HP=1, HP=2 Mas não são todos os jogos em que o HP máximo é 2 .. então vamos ter que achar outro jeito de fazer a barra pensa aí.. .. O que sabemos até agora? ... que, barra 100% = 2 e.. barra 0% = 0 .. tá bom.. todo mundo sabe que 1HP é igual a barra 50%.. ... barra 50% = 1 ... Olha só.. 100% = 2 50% = 1 .. o quê que você pode ver nisso? que 1 é metade de dois? ..Muito bem! .. O quê mais? .. pensa aí.. .. que 50 também é metade de 100 ? .. acertou! .. vamos no 1° pensamento.. (1 metade de 2) .. como assim "um é metade de dois"? .. o que isso quer dizer? talvez você não saiba, mas metade pode ser substituído por 1/2 .. releia a linha de cima (se foi muito complicado) .. então, re-escrevendo.. .. "um é 1/2 de dois" .. reflita sobre isso .. passando pra números.. ... "1 é 1/2 de 2" .. e agora? percebeu alguma coisa? .. talvez que.. um dividido por dois = 1/2 .. e que é igual a 50 por cento? que é 50/100 ? = 0,5 ! .. Isso mesmo! .. mas por que o 1 é dividido pelo 2 ? .. vai saber.. ... você já andou um bom caminho até aqui.. .. E agora? paramos nisso.. e não resolve-se nada .. vamos refletir sobre o que já temos.. aí em cima.. .. 1 é 1/2 de 2 O que é o 1? .. bem.. ele é um número.. .. é, isso todos sabemos.. .. o que mais ele é? Não sabe? .. não se lembra pq escolhemos o 1? .. eu não sai pq escolhemos ele.. mas ele é o HP do nosso herói.. .. O HP não era 2! ..não, burro.. esse é o HP total.. ... então beleza.. o 1 = HP e o 2 = HP total .. 1 sobre 2 = 50% ..que é a nossa porcentagem.. .. pensa aí.. pode demorar, mas vai chegar.. .. já penso? .. deve ser algo como.. .. HP sobre HP total = a porcentagem .. é isso aí! .. HP Max / HP = % bom.. então é isso? .. NÃO!.. .. é HP / HP Max , e não o contrário ¬¬' você tem que se lembrar .. e como se lembrar disso? .. decora ué .. mas tem outro jeito: .. O resultado dará entre 0% e 100%, né? ..então.. não pode passar de 100%.. não pode passar de 1 .. se o HP max for 2, e o HP for qualquer número menor que 2 .. por exemplo.. 1..! .. HP max / HP 2 / 1 = 2.. que é 200%.. que é sem noção.. .. o único jeito de dar certo é 1 / 2 = 0,5 HP / Hp max ... muito bem.. .. já acabou! .. vc já consegue saber ..a porcentagem do HP do herói q vc kiser! ..de qualquer HP! .. de qualquer HP máx! .. Agora, vai uma dica.. Já que o negócio é barra.. que é um gráfico.. .. uma imagem.. .. é bom multiplicar o HP pela largura da barra .. aí então.. depois dividir pelo HP máx .. pq isso? ahh.. não vo explicar isso pelo tuto não.. ... flw galerinha Dia/Noite- Spoiler:
Muito bem. No quê se consiste um sistema de Dia e Noite? .. Dia e Noite? acertou em cheio! Mas precisamos de ainda mais conclusões. .. Manhã e Tarde? Nossa, já estamos chegando a algum lugar! .. Tudo bem, pensar em Madrugada não vai desenvolver nosso sistema. O que Manhã, Tarde, Madrugada tem em comum? pense.. .. Você já conseguiu pensar em algo? .. eu não. Mas eu sei que a madrugada é mais escura que a Tarde. Muito bem, sabemos que a Cor da Tela é diferente. Na sua vida, como você chega à Tarde e à Madrugada? é fácil, basta ficar parado.. Então, o quê realmente tem que acontecer para manhã virar Tarde? e depois Madrugada? .. Eu sei que a Terra tem que girar.. mas o que se tem que fazer para isso acontecer? .. o tempo tem que passar! E para a madrugada virar manhã? o tempo tem que voltar? .. o que você pensou? que ele tem que voltar? errado! ele tem que zerar. então, se o tempo for perto de 3, será madrugada. se for perto de 9, será dia. perto de 15, será tarde. e, por fim, perto de 21, noite.
Beleza, então tudo que você tem que fazer é fazer condições para o tempo, e, cada condição levará à uma cor da tela. o "tempo" pode ser uma variável que aumenta a cada frame. pode chamar essa variável de horas. Mas não se esqueça, quando essa var passar de 24, ela tem que zerar..!
Bom, a lógica está aí. Para ver isso em RPG-XP, é só puxar e.. ver! Trombar em pedras- Spoiler:
Esse sistema de colisão que eu fiz era um pedido.. nem lembro de quem.. mas era assim: Pra morrer se trombar em uma pedra. .. Ué, então é fácil.. basta deixar Ao tocar her- Mas uma pedra em movimento! .. ué, continua a mesma coisa.. como ia dizendo, basta deixar o evento em Ao tocar Heró- Mas a pedra tem que atropelar o herói .. continua a mesma facilidade, concorda? mas é claro.. que não. Se você põe "Ao tocar herói", ele vê se simplesmente tocou. Se fizer isso, se vc estiver do lado simplesmente passar do lado mesmo que ela esteja descendo e você não está em baixo dela você morre. .. ãm.. então não sei como fazer pra ver se foi atropelado. .. Vamos ver.. a pense um pouco.. O que há de errado com "Ao tocar herói"? .. Eu mesmo já falei -.- mesmo que você esteja abaixo duma pedra que vai pra direita você morre. .. Então o que está errado é a direção! .. Muito bem, o que você sabe sobre direções? .. Tem pra esquerda.. pra baixo.. pra cima.. e pra direita, né? .. O quê mais você sabe sobre direções? .. Mais algum pensamento relativo às direções? .. talvez.. que.. direita é contrário à esquerda? ou, em um pensamento mais avançado.. .. que baixo é contrário à cima? .. Ótimo! .. vc sabe porquê esse fenômeno acontece? .. não? simples: pq estão na mesma reta .. direita está na mesma reta que esuqerda, mas em direção oposta certo? .. então, em linguagens mais modernas, sostificadas.. falam que estão "no mesmo eixo" .. que eixo? .. eixo X para esquerda e direita e eixo Y para cima e baixo .. e daí? .. bom, esquece o que eu falei. Vamos ao sistema. Como era o sistema? ver se o carinha foi atropelado, né? .. pois bem, como saber se o infeliz foi atropelado? .. eu não sei .. o que eu sei? eu sei sobre eixos X e Y.. .. bom, mas isso não resolve nada! .. Então..? .. o que é um atropelamento? .. É quando um carro passa por cima de você? é, está certo.. .. já pensou em alguma coisa? .. tem que estar quase lá.. .. faça uma experiência: Pegue sua mão, e coloque-a cuidadosamente na mesinha (ache algum espaço aí na sua frente). .. com a outra mão, coloque-a em outro lugar, mas no mesmo eixo X. então vá movendo de encontro com a outra.. mas cuidado para não se matar . você tem que perseber, enquanto você move uma mão de encontro à outra, que está parada, a mão que se move muda de um eixo .. isso é importante você ter em mente .. qual eixo que ela muda? Ela muda o eixo X? não, muda o eixo Y
.. Quando você considera um atropelamento? quando uma mão JÁ passou pela outra? eu não. .. Quando está em cima uma da outra, pelomenos pra mim .. e quando começa? o ato de atropelar? .. pensa ai.. Quando, hein? .. se fosse uma mão de 200 toneladas e fosse passar por cima da outra mão .. quando a mão infelíz ia começar a doer? .. pense.. quando encostar? ..denovo, não. .. quando encosta, não está "tocando".. não está.. pesando em cima. .. mas no instante depois que encosta, já estaá pesando em cima, certo?
por mim, tá certo.. .. Belêza, digerindo esse tuto sem-noção, e a experiência das mãos, o que você conclui? quê..? .. que se está na mesma linha (eixo X, por exemplo) como sabemos que está uma mão sobre a outra? .. se está no mesmo eixo Y, neah? ... então tá, se estiver no mesmo eixo X e Y, está acima do que está em baixo.. talvez vc já até sabia disso ... Então.. uma pedra que vai da direita pra esquerda.. Qual eixo você tem que saber? .. os dois .. mas qual você tem que saber primeiro? Para ter o mínimo de colisão, elas tem que estar no mesmo eixo X se estiver, aí sim veremos se está no mesmo eixo Y .. não vira ficar vendo se está no eixo Y antes de ver se está no mesmo eixo X .. PQ o eixo X é uma condição antes.. ou + ou - issu.. .. Então tá. vc faz lá um sistema que vê as coordenadas de todo mundo (do herói e da pedra) e vê a direção dela .. pra quê? .. pra ver se vai ver primeiro o eixo X ou o Y .. se a pedra tiver indo pra cima ou pra baixo vê primeiro o eixo Y, depois o X se estiver pra esquerda ou direita vê o X, depois o Y .. então, o sistema tem que saber se a pedra tá indo pra qual direção então vamos criar uma coisa que nos diz qual direção .. essa coisa se chama variável vamos fingir assim: se essa coisa tiver o valor de 1, a pedra virado baixo se tiver valendo 2, está virado pra cima 3, pra direita e 4, pra esquerda .. pronto, aí se a pedra estiver virado pra baixo, vamos fazer a var ter o valor de 1 .. como fazer isso? ..hum.. acabei de atualizar meu sistema ^^ eu não tinha pensado nisso.. ..mas tem nas condições, na 3° aba.. se "este evento" está na direção.. aí tem.. cima, baixo, esquerda ou direita. .. então, faz-se condições.. exemplo: se tá pra baixo, var "direção" = 1 e.. fazer isso com tdos as direções. ... Pronto! o sistema já sabe quê direção a pedra está indo. .. agora só falta ver se estão no mesmo eixo X e Y .. como fazer isso? .. vc tem que pegar as coordenadas da pedra e do herói então, só fazer condições: se direção = 1 (pra baixo), ver se tá no mesmo eixo Y se estiver, vê se está no mesmo eixo X se estiver, "atropelou" (eu preferí ativar a Switch Local A) .. pronto, fazer isso com todas as direções.. .. e, não esquecer de deixar fazendo esses cálculos e condições a todo instante. como fazer isso? isso se chama processo paralelo, ative-o, no evento da pedra. .. bom, TESTE O PROJETO (se você estiver fazendo um agora) .. vai ver que quando a pedra tromba no herói, ela pára (dãã) .. então como vamos resolver isso? .. chamar o chapolin colorado? não! .. pense. uma pedra que está indo pra direita, e se o herói que está logo à direita dela era pra ser atropelado, vamos "enganar" o sistema hehe .. sabe as conidições dos eixos X e Y? então.. ao invés de vermos se, por exemplo, o eixo Y da pedra é igual o eixo Y do herói, vamos fazer: se o eixo Y da pedra é igual o eixo Y do herói menos 1 ou, se preferir: se o eixo Y da pedra mais um é igual ao eixo Y do herói .. entendeu? você tem que entender isso.. ..mano, releia se você não entendeu essa última parte .. então, faça a mesma lógica para todo o sistema e.. seja feliz!
na demo você pode estudar a lógica, e estudar a estrutura dos eventos ;) T+ SISTEMAS:Barras HP/MP/EXP- Spoiler:
Há barras que mostram a porcentagem de HP, MP e EXP do personagem. Level Up Super Avançado- Spoiler:
Um Level Up MUITO REALISTA, com explicações na demo
Super Carteppilar Party 2.1- Spoiler:
seguindo seguindo fugindo ativando processo Um sistema que, facilmente permite que você faça um evento seguir o herói, seguir outro evento, ou até fugir do herói! Usos e variações inclusas na demo! Noite, Morrendo e Trombar- Spoiler:
Sistema de dia e noite; Sistema de alerta quando se está morrendo; Sistema programável que detecta colisões de eventos com o personagem.
Visão Lanterna Avançado- Spoiler:
Sistema que permite que o herói tenha uma visão em formato de lanterna (não uma lanterna em círculo, mas um triângulo). Dá muito lagg.
Mineração 2.0- Spoiler:
Um sistema de mineração, relativamente fácil de se programar, onde incrivelmente pode, por exemplo, cria esses dois tipo de pedra. pedra 1: No mapa, está localizada do lado de um rio. pedra 2: No mapa, está localizada no fundo de uma caverna. mas, pelo sistema, cada pedra pode ser única, como faz o sistema: pedra 1: É mais rápido de se minerar; há poucas chances de se minerar pedras valiosas; Pode-se minerar 2 minérios: 20% Cobre (precisa ter lvl 1 de mineração) e 80% Ferro (precisa ter lvl 3 de mineração); A pedra tem bastante vida útil; pedra 2: É demorado de se minerar; há muitas chances de se minerar pedras valiosas; Pode-se minerar 3 minérios: 10% Cobre (precisa ter lvl 1 de mineração), 70% Ferro (precisa ter lvl 2 de mineração) e 20% Ouro (precisa ter lvl 5 de mineração); A pedra tem pouca vida útil; há exemplos, pelo RPGMaker. Mini-game Asteróids- Spoiler:
bem é isso galera. Todos os sistemas, estão juntos e, por enquanto, neste link flw - Citação :
- Sobre o Flash, eu ainda não tenho certeza(Fórum novo, sistemas novos, mods novos, tudo novo! Temos menos de 100 horas de fórum XD ), então teste, se funcionar, o fórum suporta! XP
então vamo vê :D
edit: uhull ^^
Última edição por Thi em Qua Jul 01, 2009 3:36 pm, editado 7 vez(es) |
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Matt RvdR Capitão
| Assunto: Re: Vários eventos e tutos. Ter Jun 30, 2009 11:37 pm | |
| Olha só, quantos tutoriais! ^.^
Acredito que eles possam ser melhor formulados, ficaram um pouco confusos, mas ainda assim deu para entender. : )
Dei uma pequena reformulada na organização do seu tópico, espero que não se importe, ok? : D
Parabéns pelos tutoriais,
até mais. o/ |
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Matt RvdR Capitão
| Assunto: Re: Vários eventos e tutos. Ter Jun 30, 2009 11:45 pm | |
| - Thi escreveu:
- hehehe vlw ^^
ok, ahh XD por isso que tava diferente.. eu fui meche ai pensei "oia! tudo automático as formatação aqui.. ainda mais esse "hr" aqui O.O"
edit: esse fórum suporta flash, eu posso usar ?
:D Eu percebi que tinha alguém mexendo no post junto comigo, haha! ^.^
Sobre o Flash, eu ainda não tenho certeza(Fórum novo, sistemas novos, mods novos, tudo novo! Temos menos de 100 horas de fórum XD ), então teste, se funcionar, o fórum suporta! XP
Obrigado pela atenção,
até mais! ^^ |
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