Dicas Para Mapas
Bem, isso é uma espécie de Tutorial com os Fundamentos básicos do Mapping e Level Design em forma de tópicos:
-Entrada e saída: O Mapa, tem que ter um objetivo, um porque. O personagme está vindo de onde e indo para onde. Um mapa com apenas entrada(uma forma de entrar e sair) nunca e jamais pode ser um mapa grande, uma floresta por exemplo, pois perderia o objetivo base =*
Observe este mapa:
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-Pontas: para o jogador o mundo deve ser continuo, chegar na ponta de um mapa, em uma das 4 arestas finais, demonstra um mapa mal feito e artificial.Para que o jogador não chegue nas pontas nos utilizamos de montanhas(em todos os RM's), de água(em Todos os RM's) e de matas fechadas(Mais comum no VX):
Observe que tanto a primeira quanto a segunda dica foram usadas*
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-Repetição de Tiles: é ruim em qualquer mapa. O maior erro dos mappers de hoje em dia é repetir muito nos detalhes. Regra útil: use no máximo 3 tiles iguais em cada mapa 20x15(no XP) ou 17x13(no VX)
-Detalhes: use a regra da Repetição xP. m qualquer mapa os detalhes vãoi dar o contraste especial. Em meio a uma floresta escura use flores amarelas e vermelhas para tirar a monotonia do mapa, em Dungeons, água e cristais são bem vindos ^^.
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Contraste em objetos pode ser feito por eventos Bem essa aula fica só com isso, n próxima tem mais se eu lembrar de algo importante pros mappers xDD