Hacred Sall
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 O Verdadeiro Espírito Maker

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Kay
Tenente
Tenente
Kay

Gémeos Ocupação : Designer de fim de semana

Registro
: Não sou um elfo, seu
: Animal
: Hero Of Time lv. 16 / Missing Person lv. 2

O Verdadeiro Espírito Maker Empty
MensagemAssunto: O Verdadeiro Espírito Maker   O Verdadeiro Espírito Maker Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 11:21 am

O verdadeiro espírito maker



Já parou para pensar por que é que essa paixão por um simples software de fazer jogos é tão grande dentro de você mesmo? Por que será que nós nos sentimos tão envolvidos com isso? Afinal, por que é que criamos jogos? Talvez não seja possível responder a essas perguntas, mas pode ser possível encontrar os fragmentos que se unem para expressar este sentimento oriundo de nossos eus interiores.

Em essência, nós apenas traduzimos toda a linguagem da nossa imaginação, imaginando o inimaginável, criamos linguagens inexistentes, sem se preocupar com as barreiras, com os limites e tão pouco com os possíveis obstáculos inseparáveis do chão da trajetória. Assim como quando compomos uma música, escrevemos um poema ou pintamos uma tela.

Visando o lado Maker, CRIAR é a palavra. É mais do que satisfatório para nós mesmos poder criar um mundo onde são refletidas as nossa principais vontades, nossas idéias e todos os nossos conceitos. Ao criar uma estória, não só um RPG, mas o conceito em geral, estamos criando um novo mundo, uma nova história, onde não precisamos seguir leis ideais ou determinados fatos. Estamos inventando lugares, novas paisagens, novas pessoas, novas línguas, novos povos, e dando vida à uma outra dimensão completamente e exclusivamente NOSSA, a partir do que nós acreditamos. É isso que fazemos ao criar um jogo, no nosso caso, um RPG: brincamos de ser Deus, tudo se submete à nossa vontade. Agora, deixar que outros possam explorar este nosso mundo, cabe a nós mesmos.

Citação :
“Para muitas pessoas, programar é em si um ato que implica em muito prazer. É o maior atestado que se pode obter sobre poder, conhecimento e controle daquela que é a máquina das máquinas: o Computador - a suprema invenção do homem.”

Por que sentimos prazer ao fazer isso? Simples. Pois, resumindo o que antes foi dito, nós estamos colocando parte de nós mesmos dentro daquilo. E todos têm amor próprio, não? Nós estamos “controlando” tudo do jeito que queremos que seja. E isso nos diverte. Só que não podemos deixar o espírito que carregamos para trás!

Absolutamente, para nós Makers, é prazeroso compartilhar com todo mundo os nossos diferentes mundos (seja grátis ou não, no nosso caso, é sim). Definindo a comunidade, seríamos uma espécie de universo, onde todas as galáxias seriam os projetos criados pelos membros. Porém, infelizmente, ainda possuímos muitos universos sem nexo e vários inacabados e abandonados.

Para os “Deuses” que agora estão aprendendo a ministrar vossa ferramenta de criar “mundos”, seguem-se algumas palavras. Não deixe, JAMAIS, este prazer que você sente por simplesmente criar um mapa, um personagem, ir embora. Não deixe que este espírito e esta vontade de terminar uma história contada pelo seu jogo acabe. Não deixe que o frio na barriga de pensar no final da sua estória se esgote. Nunca permita que criar um jogo de RPG se torne algo cansativo e/ou obrigatório, faça isso sempre por prazer e vontade próprios.

Não deixe o SONHO maker morrer, afinal, acredito que muitos de nós sonhamos em um dia ter um jogo oficial, e, acima de tudo, não se esqueça do que se trata um RPG!
Um jogo de RPG não é algo que simplesmente abrimos, jogamos e fechamos. Trata-se de um mundo inteiro a ser explorado e pessoas a serem descobertas, onde o protagonista é você e seus companheiros são quem a história decidir ser.

Infelizmente, nem todo mundo enxerga isso, e o conceito pode vir a mudar, ou a ter ambiguidade: um RPG clássico e um RPG nova era, o que seria um caos, em minha opinião. Mas cabe a nós não deixar que isso aconteça…

Acima de tudo, nunca deixemos morrer o verdadeiro espírito Maker! Porque é ele que vai nos guiar para o trilhar do sucesso e nos auxiliar no processo de criação de um clássico Rolling Playing Game. Espero que tenha conseguido emitir a mensagem da forma que queria. Um abraço a todos!


Última edição por Kay em Sáb Jul 11, 2009 1:17 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Matt RvdR
Capitão
Capitão
Matt RvdR

Escorpião

O Verdadeiro Espírito Maker Empty
MensagemAssunto: Re: O Verdadeiro Espírito Maker   O Verdadeiro Espírito Maker Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 12:01 pm

Finalmente seguiu os conselhos do grande matt(lol... okay,okay, releve a piada XD ) e postou o espírito maker aqui pro pessoal! : )

O que posso dizer? Foi um dos artigos mains interessantes que eu ja ví sobre o assunto nas comunidades maker brasileiras, e não podia ficar de fora da Hacred. : D

Obrigado pela atenção,

até mais! ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Cronus
Soldado
Soldado
Cronus

Capricórnio

O Verdadeiro Espírito Maker Empty
MensagemAssunto: Re: O Verdadeiro Espírito Maker   O Verdadeiro Espírito Maker Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 3:08 pm

Bravo!

Gostei muito de ler esse texto, tá mostrando aquele sentimento que quem é apaixonado por RPG Maker sente.Fazer jogo é mais do que simplesmente juntar um amontoadod e coisa dentro de um programa qualquer.Principalmente quando se faz um jogo de RPG maker, o essencial é colocar aquilo que você sente, colocar um pouco de você dentro dos jogos que você faz ou tenta fazer.
Eu sempre tento colocar um pequeno pedaço de mim mesmo dentro de qualquer coisa que eu faço no RM, afinal, está tudo dentro da minha cabeça.Talvez não dê pra mostrar tudo aquilo que se sente, mas pelo Maker dá pra revelar pequenos pedacinhos "concretos" para que as pessoas possam ver.

Parabéns pelo artigo, gostei muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Thi
Soldado
Soldado
Thi

Touro

O Verdadeiro Espírito Maker Empty
MensagemAssunto: Re: O Verdadeiro Espírito Maker   O Verdadeiro Espírito Maker Icon_minitimeDom Jul 12, 2009 12:45 am

hehehe, já tinha lido, e vou postar denovo Ü
BÉLO texto ;)
Ir para o topo Ir para baixo
Book Brat
Aspirante
Aspirante
Book Brat

Touro Ocupação : Eventer e Mapper

O Verdadeiro Espírito Maker Empty
MensagemAssunto: Re: O Verdadeiro Espírito Maker   O Verdadeiro Espírito Maker Icon_minitimeTer Jul 14, 2009 7:31 pm

Grande Kay! Sábias palavras. Sempre que o maker começa a virar uma obrigação pra mim, eu paro de mexer nele e digo que minha mente está cansada... depois, quando minha cabeça volta a pensar na história e eu me animo, eu volto pro maker pra ter algumas horas de satisfação e outras de frustração. Não sei o que tem no maker, acho que botaram macumba :P, mas sei que prende-nos como correntes e dá para nós a chave para sairmos, mas não queremos destrancar. Ao invés disso, envolvemos-nos com mais correntes e cadeados, até que você chave nenhuma a destranque. E não nos preocupamos com isso, pois não temos nada a temer ficando preso no maker. É gratificante por todos os seus ideais e auto-regras no jogo, ou até se espelhar num personagem do seu jogo. Você cria vidas, cenários, objetivos... acho que sei porque Deus só descansou um dia xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogs.rpgmakerbrasil.com/bookstore/
Conteúdo patrocinado




O Verdadeiro Espírito Maker Empty
MensagemAssunto: Re: O Verdadeiro Espírito Maker   O Verdadeiro Espírito Maker Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

O Verdadeiro Espírito Maker

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

+
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hacred Sall :: Trincheira :: Divisão de Engenharia :: Discussões/Notícias-
Ir para: