Quase todo mundo tem um violão encostado em casa, mas poucas pessoas sabem tocá-lo.
Foi pensando nisso que eu resolvi desenvolver um método minimalista e bem toscão para lecionar violão fugindo de tudo quanto é teoria musical, pois é melhor que se toque mal um instrumento do que deixá-lo abandonado e sem uso. Meu método é baseado em técnicas mnemónicas e visuais para auxiliar a compreensão pelo completo leigo musical, e minhas aulas serão atualizadas conforme minha conveniência.
A primeira aula trata sobre apresentação das convenções visuais do curso, postura e afinação.
AULA 1Uma vez um entrevistador perguntou ao Elvis como ele aprendeu a tocar o violão, e logo desatou a perguntar sobre técnica e o diabo a quatro. O Rei, visivelmente irritado, apontou o dedo na cara do rapaz e disse: "Técnica o belo de um cacete, rock n' roll é CORAÇÃO!" Se o Rei falou, tá falado.
Meu método vai te ensinar a tocar com o coração. Isso significa que vai te ensinar a tocar mal e completamente errado, mas com sentimento - esse é o preço que se paga pra ter aulas fáceis. No futuro, talvez, o curso até pode se aprofundar se houver interesse; mas pra ter interesse a pessoa precisa tocar antes, mesmo que mal. O segredo é na propaganda. Os punks foram cretinos sem talento que ficaram tirando uma ondinha de malandróvsky - enquanto a galera do rock n' roll tocava pra caralho no auge dos anos 70, os punks, todos péssimos instrumentistas, inventaram a desculpa do "ah meu, foda-se o sistema, é isso ae, vou tocar do jeito simprão que é o que eu pega, não sou conformista, não sigo regras, foda-se técnica na música".
Repita comigo: Eu sou rock n' roll. Eu sou punk pra carajo. E não se deixe intimidar por gente que toca melhor, esses cretinos que tocam melhor acham que são todos legaizões mas não se deixe dominar não, empine o nariz e se der bobeira, comente pra alguém do lado: "Pff, esse cara toca mó sem sentimento". E se algum desses canalhas vier com diquinhas construtivas, do alto de seus tronos de superioridade, você não baixa a cabeça também não. Por exemplo, se alguém vier com um "poxa, você deveria treinar digitação", ou um "cara, suas pestanas tão abafadas", você vira e fala: "FODA-SE DIGITAÇÃO, FODA-SE PESTANA, NEM SEI QUE MERDA É ESSA, EU SOU ROCK N' ROLL, EU SOU PUNK". Lembre-se disso, essa é a base para o método Lani Romée.
Vamos então apresentar como funciona o mapa do braço do violão que será utilizado para guiar as aulas.
- Spoiler:
Ali no alto do quadro, podemos ver o mapa do braço onde à esquerda fica a mão do violão e à direita o bojo do instrumento.
O desenho do violão e a posição das mãos estão ali para auxiliar a visualização: o mapa deve ser entendido como se fosse uma visão em primeira pessoa do violonista, de cima pra baixo, assim como a imagem de baixo indica.
A primeira lição de postura é simples: Não importa se você é canhoto ou destro, TOQUE DESSA FORMA. Essa história desavergonhada que dita que canhoto precisa de instrumento pra canhoto é idiotice e é lorota. É pura safadeza mesmo. Assim como homem que é homem aprende a comer brócolis sem fazer cara feia nem reclamar, homem que é homem toca do jeito correto sendo destro ou canhoto. Nenhum canhoto compra carro com a direção invertida na direita simplesmente porque isso seria idiota por inúmeras razões. Não seja um idiota que compra carro com a direção invertida. Se você, canhoto, for bobão e aprender a tocar em um instrumento pra canhoto - AVISO, você é uma besta quadrada e vai se ferrar procurando instrumento. E quando tiver um violão dando sopa por aí em um churrasco, na praia, na casa de um amigo.... Você não vai conseguir tocar porque, adivinha, são raros os instrumentos para canhotos. Não seja idiota: Aprenda a tocar que nem gente normal. Não é impossível sequer mais difícil do que é pra um destro - é tudo questão de costume.
Se você é destro é isso aí.
No método Lani Romée você não precisa se preocupar com questões como: "em que perna eu apóio o violão", ou "onde eu encosto o polegar da mão esquerda", ou "quantos graus o violão precisa estar em relação ao corpo" - Faça o que você quiser, você é rock n' roll, você é punk.
Agora que entendemos a disposição do braço do violão, vamos aprender como afiná-lo:
- Spoiler:
As cordas se contam de baixo pra cima, conforme indicado à esquerda do infográfico. A corda mais fina, de som mais agudo, é a corda 1; a logo acima, a 2; em seguida, a 3... E assim em diante, até a corda mais grossa, que é a 6. Esses tracinhos verticais são chamados trastes, e o espaço entre eles recebe o nome de casa, como indicado embaixo. A casa 1 é a primeira casa, a casa 2 a segunda, etc..
Se o seu violão estiver encostado em casa, tenha a certeza que ele está desafinado. O violão é um instrumento que desafina rapidamente, e dependendo da qualidade, MUITO rapidamente. É importante que o violonista saiba afiná-lo já que precisará fazer a manutenção constante dele. Mas desde já eu prometo que essa lição vai ser a mais difícil de todas que eu vou dar: se você conseguir fazer o que eu peço agora, garanto que você vai conseguir lidar com o resto do método. Vai tocar mal, mas vai tocar - Eu prometo!
Outros professores melhores ensinariam que a corda 6, quando tocada solta, emite a nota Mi. Eu não vou ensinar nada disso, isso que se foda, a gente é rock n' roll. Pega o violão do jeito que tá e faz o que eu vou falar agora:
Coloca qualquer dedo na casa 5 da corda 6 e toca. Essa nota que você tocou, que sabe-se lá Deus qual vai ser no seu violão, tem que emitir a mesma nota da corda 5 solta. Se não soar igual, você segue com os olhos aonde a corda 5 vai parar ali na mão e gira a tarracha correspondente pro lado que for até que o som seja o mesmo. Já deixo claro: Se você não manja nada de música, com toda a certeza seu ouvido não é treinado o suficiente pra perceber quando o som é exatamente igual. FODA-SE, VOCÊ É PUNK, CE TÁ CAGANDO E ANDANDO PRA ESSAS COISAS DESIMPORTANTES COMO NOTA CERTA. Faz ficar o mais parecido possível, até você sentir que já dá. É isso aí mesmo, só no coração.
O esquema de cores do infográfico mostra que casas precisam soar igual que cordas soltas. Só pra não deixar a explicação meia-boca, vou transcrever aqui:
Corda
6, casa
5 = Corda 5 solta
Corda
5, casa
5 = Corda 4 solta
Corda
4, casa
5 = Corda 3 solta
Corda
3, casa
4 = Corda 2 solta
Corda
2, casa
5 = Corda 1 solta
Fez isso? Você tem nas mãos um violão punk, preparado para as próximas aulas.